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Cidades do Norte da Lusitânia Romana em 3D

Casa dos Repuxos

©Arlindo Homem, DGCP


Título: Cidades do Norte da Lusitânia Romana em 3D: Ensaio sobre a sua história em cenários híbridos de aprendizagem


IR: Sara Dias-Trindade

Ciência ID: C714-2907-EDFF

ORCID: 0000-0002-5927-3957

co-IR: Ricardo Costeira da Silva e Pedro C. Carvalho

Ciência ID: C71D-8DFF-9DAE e 6E18-F355-F71C

ORCID: 0000-0003-1006-8562 e 0000-0003-3749-3542


Resumo: Este projeto tem como objetivo preparar conteúdos pedagógicos e museográficos digitais para apresentação de percursos histórico-arqueológicos de espaços públicos e privados das cidades romanas de Conímbriga e de Idanha-a-Velha. Este produto será testado em duas versões adequadas a dois tipos de público-alvo. Uma tem por base uma aplicação in situ e imediata que proporciona ao visitante uma experiência sensorial imersiva. Uma segunda, é destinada ao ambiente escolar e procura dotar o contexto letivo de recursos facilitadores da perceção e apreensão de conteúdos científicos em linha com os programas educativos ministrados. Espera-se, deste modo, colmatar uma falha ainda hoje existente, relativa à articulação do conhecimento científico produzido em espaços arqueológicos e os conteúdos programáticos previstos nas Aprendizagens Essenciais e enriquecer, através do digital, o acesso ao conhecimento quer por parte do público generalista, quer do público escolar e que assenta na modelagem virtual de alguns edifícios da cidade romana de Conímbriga e produção de conteúdos pedagógicos relativos a esses mesmos espaços em articulação com os espaços modelados em Idanha-a-Velha, recursos esses que permitirão aos alunos uma janela sobre um passado “já não visível” e compreensão, in situ, do que foram as cidades de Conímbriga e de Idanha-a-Velha e como elas se integram no amplo espaço histórico-geográfico do Império Romano e de um tempo que está na origem do nosso - a nossa matriz cultural é também, na origem, marcadamente romana.




Title: Cities of Northern Roman Lusitania in 3D: Essay on their history in hybrid learning scenarios


PI: Sara Dias-Trindade
co-IR: Ricardo Costeira da Silva e Pedro C. Carvalho


Abstract: This project aims to prepare pedagogical and museographic digital content for the presentation of historical-archaeological paths of public and private spaces of the Roman cities of Conímbriga and Idanha-a-Velha. This product will be tested in two versions suitable for two types of target audience. One is based on an immediate, in situ application that provides the visitor with an immersive sensorial experience. The second is aimed at the school environment and seeks to provide the teaching context with resources that facilitate the perception and apprehension of scientific content in line with the educational programmes taught. It is hoped, in this way, to fill a gap that still exists today, concerning the articulation of scientific knowledge produced in archaeological spaces and the syllabus contents foreseen in the Aprendizagens Essenciais and to enrich, through digital, the access to knowledge by both the general and the school public. It is based on the virtual modelling of some buildings of the Roman city of Conímbriga and the production of pedagogical contents related to those spaces in articulation with the modelled spaces in Idanha-a-Velha, These resources will allow students to have a window on a past "no longer visible" and to understand, in situ, what the cities of Conímbriga and Idanha-a-Velha were and how they are integrated in the wide historical-geographical space of the Roman Empire and of a time that is at the origin of ours – our cultural matrix is also, at the origin, markedly Roman.