Ação de Formação – A capa que abraça o livro

6 de dezembro | 17h – 20h | Biblioteca da FPCE-UC
4 dezembro, 2023
© BGUC

Recuperar o valor do livro, tanto no quadro da educação de estudantes como no da formação de professores, constitui uma preocupação relevante em alguns sectores do ensino. No pressuposto de que a leitura é um poderoso exercício, potenciador do pensamento crítico, insiste-se na importância desse objeto, que tem assumido diversas formas e registos.

Na sessão que se propõe, estará em destaque a ideia de que a palavra “livro” nos faz invocar, de imediato, o seu corpo; a capa será invocada – se o for – por acréscimo. Por outro lado, retemos a autoria do corpo, mas negligenciamos a autoria da capa. E, contudo, a capa faculta-nos, muitas vezes, a primeira impressão do livro, que nos pode conduzir ao seu corpo ou afastar-nos dele. Detenhamo-nos, então, na “capa que abraça o livro”, sob orientação de uma autora e investigadora na área, Ana Boavida (FCTUC).

Esta formação, coorganizada pelo CEIS20, conta com a investigadora integrada Helena Damião (Grupo 5 – Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais) na sua Comissão Organizadora.

Entidade Formadora CCPFC/ENT-AP-0496/21

PLANO DE AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO

Destinatários
Professores dos diversos níveis de ensino e disciplinas. Estudantes do Ensino Superior, Educadores e Formadores em geral.

Conteúdos
1. A capa do livro já é livro
2. Enriquecimento da leitura pela visibilidade
3. As capas como histórias
4. O processo de design nas capas

1. Refletir sobre a importância da capa do livro
2. Articular noções de educação literária e visual
3. Ampliar o conhecimento sobre o livro enquanto objeto

Formadora
Ana Boavida. Professora da Universidade de Coimbra (Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia).

Regime Misto
Presencial – Local: Biblioteca da FPCE-UC
E-Learning – Dados de acesso enviados, posteriormente, aos inscritos

6 de dezembro de 2023

N.º horas
3 horas - 17h00 às 20h00

Entidades organizadoras

Equipa organizadora
Margarida Umbelino, Maria Helena Damião, Célia Mafalda Oliveira, Manuela Vilar, Maria José Ayuso, Isaltina Martins, Adriana Moreira, Maria Cortez, Ana Maria Machado.

Referência bibliográfica
Boavida, A. (2019). Tema de capa: capas de livros e design gráfico em Portugal 1940-1970. Universidade de Coimbra [Tese de doutoramento: https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/85292?locale=pt ]

Nota biográfica da formadora/conferencista
É designer gráfica e professora na Universidade de Coimbra (UC) no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Leciona nos cursos de Licenciatura e de Mestrado de Design e Multimédia. É membro titular do Centro de Informática e Sistemas da UC (CISUC), é designer sénior e investigadora do Laboratório de Design e Visualização Computacional (CDV Lab). Investiga nas áreas de Design Gráfico, Teoria do Design, Tipografia, Ilustração e Visualização de Informação. Interessa-se também pela prática do design, criatividade e educação em design. Desenvolveu projetos nas áreas de Identidade Visual, Design Expositivo e Editorial em países como Portugal, Reino Unido e EUA. Recebeu vários prémios internacionais, incluindo vários Red Dot Design Awards, American Institute Graphic Arts – AIGA 50 Books/50 Covers, Prémio de Excelência em Tipografia e Ilustração pela revista norte-americana Communication Arts, Directors and Art Directors – D&AD Awards, European Design Awards, entre outros. O seu trabalho tem sido apresentado em exposições, revistas e livros didáticos de design nacionais e internacionais.