Texto Editorial da Nova Newsletter

pelo Coordenador Científico do CEIS20, José Oliveira Martins
30 janeiro, 2023
© Cláudia Morais

“We are not students of some subject matter but students of problems. And problems may cut right across the borders of any subject matter or discipline” (Karl Popper, Conjectures and Refutations, 1962)

O projecto científico do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20 da Universidade de Coimbra constrói-se na fronteira da compreensão contemporânea do conhecimento interdisciplinar, com particular enfoque nas áreas das humanidades, artes e ciências sociais. O estudo da complexidade inerente nos domínios da sociedade, do humano e da natureza, requer abordagens a problemas e sistemas complexos, adoptando para isso estratégias de um conhecimento interconectado (ainda que muitas vezes incompleto e com fricções disciplinares), que ultrapassa o âmbito do enquadramento disciplinar ligado à lógica reducionista clássica do isolamento dos fenómenos. O trabalho desenvolvido pelos nossos investigadores, pelos nossos grupos e projectos de investigação e pelas múltiplas dinâmicas científicas que promovemos e em que nos inscrevemos, avançam um conhecimento plural, integrando ou articulando informação, conceitos, metodologias e teorias de diferentes proveniências disciplinares e práticas de investigação. Este trabalho de integração do conhecimento é frequentemente conjuntural, dinâmico e por vezes difícil e imprevisível na articulação de metodologias e premissas, mas também fortemente motivado tanto pela exploração de problemas fundamentais nas interfaces das disciplinas, como pela necessidade de compreender e intervir na resolução de problemas sociais.

Vivemos um momento de grande exigência para o Centro de Estudos Interdisciplinares, entrando agora na fase final do corrente ciclo de financiamento em que o empenhamento de todos se torna ainda mais premente. Ao longo deste ciclo, procuramos pensar e gerir o projecto científico do Centro de forma consequente e ambiciosa; estimulamos a agenda científica através de questões de alcance pluridisciplinar e inscritas em debates e redes contemporâneas de conhecimento; promovemos o acolhimento, desenvolvimento e integração dos múltiplos impulsos, projectos e actividades científicas propostas pelos investigadores e grupos de investigação; desenvolvemos o apoio administrativo e comunicacional das nossas actividades e a eficiência da gestão científica com resultados assinaláveis; e preparamos uma estratégia narrativa para o plano científico em que a produção, disseminação e transferência de conhecimento permitam gerar expectativas quanto ao processo avaliativo proporcionais às contribuições que, individual e colectivamente, constroem e se inscrevem nos desígnios e objectivos do Centro.

Neste próximo ano, destaco três vertentes de actuação estruturante para a vida científica do CEIS20. Em primeiro lugar, a preparação do processo de avaliação pela FCT da nossa unidade I&D (em 2023 e 2024). Esta preparação implica o conhecimento e uma estratégia cuidada de resposta aos parâmetros e processos avaliativos, que incidem nos planos retrospectivo e prospectivo. Entendemos esta como uma função colectiva, onde a liderança da Coordenação procurará ser agregadora da inteligência da nossa comunidade e contexto institucional.

Segundo, pretendemos consolidar a missão interdisciplinar do Centro através de fóruns anuais deimpacto científico diferenciador e com pertinência transversal aos interesses, grupos e projectos que desenvolvemos. Destaco dois eventos agregadores organizados pelo CEIS20, em complemento a outros também de grande impacto mas de maior circunscrição disciplinar promovidos por Grupos de Investigação: (1) o Congresso Pensar o Século XX – Olhares do século vinte e um, a decorrer de 1-3 de Fevereiro, que reconfigura o impulso fundacional do CEIS20 (“do século XX”) e que “procura situar-se nos debates contemporâneos sobre a história, memória e herança do século XX, contribuindo para a diversificação e complexificação das suas narrativas e representações”. Paralelamente, este Congresso articula-se e alinha-se também com uma nova reorientação científica da revista Estudos do Século XX. (2) o Simpósio Interdisciplining Knowledge: Humanities, Science and Culture, a decorrer a 17-19 de Maio, pretende examinar e problematizar a construção contemporânea do conhecimento interdisciplinar, atendendo ao modo como esta configuração da investigação levanta questões quanto à heterogeneidade, avaliação e modos performativos de conhecimento.

Em terceiro e último, destaco a reorganização das múltiplas iniciativas científicas que ocorrem no âmbito do CEIS20 (palestras, seminários, workshops, formações, simpósios, etc.) em três tipologias agregadoras: (1) Eixos do Conhecimento Interdisciplinar pretende agregar todas as iniciativas científicas de amplo carácter multidisciplinar ou interdisciplinar promovidas pelo Centro e que por inerência estão também integradas na missão científica do Doutoramento em Estudos Contemporâneos; (2) Afinidades Disciplinares agrega eventos que se configurem como desenvolvimento de perspectivas com densidade disciplinar próxima, tipicamente promovidos pelos Grupos de Investigação do Centro; e por último, (3) Projectório – Investigação em Perspectiva congrega múltiplas iniciativas promovidas pela Gestão de Ciência do Centro sobre o carácter formal, avaliativo e estratégico do fazer científico e artístico.

Com os votos de um auspicioso ano de 2023!

José Oliveira Martins,
Coordenador Científico, Centro de Estudos Interdisciplinares