Editorial – Ângela Lopes, Cláudia Morais, Marlene Taveira e Sofia Melim
Nos bastidores
Ângela Lopes, Cláudia Morais, Marlene Taveira e Sofia Melim são os nomes de quem, por vezes de forma mais visível, outras de forma mais invisível, contribui para o funcionamento do Centro de Estudos Interdisciplinares da UC. Os papéis que cada uma de nós, nesta equipa feminina, desempenha no CEIS20, cruzam-se amiúde e dependem dessa (boa) relação entre todas.
Há mais de 20 anos que Ângela Lopes é responsável pelo apoio à gestão financeira, onde administra os recursos financeiros do CEIS20. Garante que as atividades são adequadamente financiadas e geridas, certificando-se da estabilidade financeira necessária para a realização contínua dos projetos de todos os investigadores e da Coordenação Científica.
Pelo seu lado, Cláudia Morais assumiu, mais recentemente, o baluarte da comunicação do CEIS20. É responsável por promover e divulgar as atividades do Centro através de um diálogo aberto com a comunidade académica, bem como com o público em geral, permeando a boa relação institucional e societal que o Centro tem há largos anos. A comunicação plasma objetivamente, nas suas várias plataformas, as diretrizes e as metas da Coordenação, no sentido de ampliar o alcance e o impacto do Centro, tanto a nível nacional como internacional.
Marlene Taveira iniciou funções no CEIS20 em 2006, atuando como assessora à Coordenação do mesmo, proporcionando apoio e orientação estratégica aos responsáveis pelo Centro. A sua função é auxiliar a Coordenação e a organização das atividades do CEIS20, facilitando a tomada de decisões e garantindo a execução dos objetivos estabelecidos, salvaguardando simultaneamente o bom funcionamento e o crescimento contínuo do Centro.
Por fim, Sofia Melim apoia as publicações e o Doutoramento em Estudos Contemporâneos do CEIS20. É responsável pelas tarefas de apoio editorial da revista “Estudos do Século XX”, uma publicação anual do CEIS20 e pelas publicações decorrentes dos congressos que o Centro organiza; contribui, também, para o desenvolvimento do programa doutoral, atuando em várias frentes. O seu trabalho permite dar a conhecer a produção científica interdisciplinar do Centro, promovendo igualmente a formação avançada na área dos estudos contemporâneos.
A interconexão destas áreas é essencial para o bom funcionamento do Centro, para a promoção da investigação científica e a disseminação do conhecimento interdisciplinar que aqui é produzido. Embora o nosso trabalho decorra, maioritariamente, nos bastidores sentimos o valor e a responsabilidade que nos foram atribuídos e assumimos, diariamente, com empenho e dedicação, cada uma das nossas funções, tendo sempre como horizonte a excelência do Centro e o seu impacto na sociedade.