Colóquio Internacional "De Versalhes a Wall Street (1919-2008)"

19 de novembro, Anfiteatro III (FLUC)
6 novembro, 2019
FLUC

O Colóquio Internacional "De Versalhes a Wall Street (1919-2008)" promove uma análise das dinâmicas e momentos centrais dos dois pós-guerras, tendo, como último destino, as dinâmicas do neoliberalismo.

O encontro está marcado para o dia 19 de novembro, terça-feira, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Programa:

09h30 | Sessão de abertura

09h45 | Conferência de abertura

"Benito Mussolini, the first modern dictator: child of Italy's war?"

• Richard Bosworth (Jesus College, Oxford)

Moderadora: Clara Isabel Serrano (CEIS20-UC)

10h45 | Pausa para café

11h00 | Sessão de trabalho "Do pós I Guerra Mundial ao pós II Guerra Mundial" - Parte I

• "A história enquanto laboratório: a experiência do pós-Primeira Grande Guerra", João Paulo Avelãs Nunes (DHEEAA-FLUC e CEIS20-UC)
  • "Os impérios e os seus descontentes no entre-guerras", Pedro Aires Oliveira (IHC-NOVA FCSH)
  • "Da economia de guerra à economia de paz. Crise e reconstrução no pós II Guerra Mundial", Maria Fernanda Rollo (IHC-NOVA FCSH)

Moderadora: Dina Sebastião (CEIS20 e FLUC)

13h00 | Pausa para almoço

14h30 | Sessão de trabalho "Do pós I Guerra Mundial ao pós II Guerra Mundial" - Parte II

• “Saúde e fraternidade. Uma certa literatura político-social da Primeira República", Sérgio Neto (CEIS20-UC)
  • "Transição e revolução na ordem internacional do pós-Segunda Guerra Mundial (c.1945 - c.1955)", Fernando Martins (Universidade de Évora)

Moderador: Julião Soares Sousa

15h45 | Pausa para café

16h00 | Sessão de trabalho "O pós crise de 2008"

• "O capitalismo em Portugal depois do fim da história: as dinâmicas do neoliberalismo incrustado", João Rodrigues (FEUC e CES)
  • "Crise das dívidas soberanas e o desafio para uma social-democracia supranacional. There Is No Alternative (?)”, Dina Sebastião (CEIS20-UC e FLUC)

Moderador: Sérgio Neto (CEIS20-UC)

17h00 | Conferência de encerramento

• Paulo Morais (Universidade Portucalense – Porto)

Moderador: César Rodrigues (CEIS20-UC)

A organização do evento ficou a cargo de César Rodrigues, Clara Isabel Serrano e Sérgio Neto, investigadores do CEIS20-UC.