CEIS20 lidera o projeto OppAttune em Portugal

O projeto é financiado pela Comissão Europeia
27 setembro, 2023
© Lusa

No próximo mês de outubro, vai avançar em Portugal a primeira fase de investigação do OppAttune – Countering Oppositional Political Extremism through Attuned Dialogue: Track, Attune, Limit, financiado pela Comissão Europeia, que pretende compreender e desenvolver estratégias para contrariar o surgimento de narrativas, práticas e comportamentos extremistas através de uma equipa da Universidade de Coimbra liderada pela investigadora colaboradora do CEIS20, Joana Ricarte (Grupo 1 – História, Memória, Políticas Públicas).

"Com a missão de contribuir para o debate democrático mais produtivo e limitar o desenvolvimento de narrativas extremas, o OppAttune vai estar em curso até 2026. [...]

Em Portugal, o trabalho de campo vai ser desenvolvido durante dois anos. A primeira fase arranca no início de outubro e 'consiste na aplicação de métodos etnográficos para investigar os motores antropológicos do extremismo no nível quotidiano, trazendo uma perspetiva inovadora que aborda a génese de sentimentos antidemocráticos', explica a coordenadora do projeto em Portugal, Joana Ricarte. A segunda fase, que vai decorrer entre junho de 2024 e setembro de 2025, vai contemplar a utilização de ferramentas de investigação-ação participativas – como autoetnografia e memória colaborativa, trabalho de grupo narrativo, diários digitais e teatro fórum – que vão permitir intensificar a relação dos participantes com a investigação. [...]"

O consórcio europeu é liderado pela The Open University (Reino Unido), sendo coordenado em Portugal pela Universidade de Coimbra, através do CEIS20 e do Instituto de Investigação Interdisciplinar.

No total, OppAttune reúne 17 parceiros de 14 países.

Aceda ao website do projeto.

Saiba mais informações.