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Ação de Formação – Menores Especialmente Vulneráveis

7 de dezembro | 17h - 20h | FPCEUC
5 dezembro, 2023


Menores especialmente vulneráveis: A responsabilidade social e educativa 

Com a publicação do Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho, a inclusão dos alunos na escolaridade obrigatória ganhou novo sentido no sistema de ensino português. No normativo, explica-se que “visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos”. Assim, as práticas de inclusão têm necessariamente de atender a tais diversidades, contando-se, entre elas a(s) vulnerabilidade(s) dos alunos. Na ação, detemo-nos neste aspeto, incidindo na responsabilidade social e escolar pelos menores vulneráveis, destacando o papel dos profissionais de educação e formação. Destinatários. Professores dos diversos níveis de ensino e disciplinas. Estudantes do Ensino Superior, Educadores e Formadores em geral.


Entidade Formadora CCPFC/ENT-AP-0496/21

PLANO DE AÇÃO DE FORMAÇÃO DE CURTA DURAÇÃO

Esta formação, coorganizada pelo CEIS20, conta com as investigadoras integradas Helena Damião e Isabel Festas na sua Comissão Organizadora (Grupo 5 – Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais).

Conteúdos
1. Perspetivas de inclusão e vulnerabilidade(s) dos menores
2. Responsabilidade social pelos menores vulneráveis
3. Responsabilidade educativa da escola
4. Responsabilidade dos profissionais de educação e formação

Objetivos
1. Retomar os conceitos de “inclusão” e “vulnerabilidade”
2. Refletir sobre a responsabilidade de instituições sociais (com destaque para a escola) e dos seus profissionais

Formador
Daniel de la Rosa Ruiz, professor doutorado da Universidade Francisco de Victoria (Madrid)

Regime Misto
Presencial – Local: 4.8 da FPCE-UC
E-Learning – Dados de acesso enviados, posteriormente, aos inscritos Inscrição: https://forms.gle/vhqPV6TzKrGsw6x27

Data
7 de dezembro de 2023
N.º horas. 3 horas – 17h00 às 20h00

Entidades organizadoras
Associação de Professores de Latim e Grego(APLG) |Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Mestrado de Educação Inclusiva e Sociedade do Conhecimento | Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra

Equipa organizadora
Maria Helena Damião, Célia Mafalda Oliveira, Isabel Festas, Maria José Ayuso, Isaltina Martins

Referências bibliográficas
de la Rosa Ruiz, D., Giménez Armentia, P. & de la Calle Maldonado, C. (2019). Educación para el desarrollo sostenible: el papel de la universidad en la Agenda 2030. Revista Prisma Social, (25), 179–202. https://revistaprismaso-cial.es/article/view/2709

Giménez Armentia, P., de la Rosa Ruíz, D. & Barahona Esteban, Á. (2021). El papel de la Universidad en la erradicación de la pobreza y la desigualdad: Edu-cación para la responsabilidad social. Cuadernos Salmantinos de Filosofía, 47, 353–380. https://doi.org/10.36576/summa.132194

de la Rosa Ruiz, D., Giménez Armentia, P. & Barahona Esteban, A. (2022). Una propuesta educativa de formación integral desde la Universidad. Revista Prisma Social, (37), 58-81. https://revistaprismasocial.es/article/view/4614

de La Rosa-Ruiz, D. (2023). Measurement and analysis of education for sustai-nable development in vulnerable environments within the framework of the 2030 Agenda. International Journal of Sociology of Education, 12(3), 293–316. https://doi.org/10.17583/rise.12351

Nota biográfica do formador/conferencista
Licenciado em Humanidades y Periodismo y Docência. Professor de Responsabilidade Social do Departamento de Humanidades da Universidade Francisco de Victoria (Madrid). Diretor da Cátedra Santander de Responsabilidade Social. A sua principal linha de investigação é a educação para a justiça social e o papel da escola na formação, bem como a educação para menores vulneráveis.