EnlargEU: pensar o passado, perspetivar o futuro

15 de fevereiro | 17h | Online
8 fevereiro

Em 2023 e 2024 assinalam-se 50 e 20 anos do primeiro alargamento das Comunidades Europeias e do início do Alargamento a Leste da União Europeia, respetivamente. Entre as duas datas, realizaram-se outros alargamentos, que ao mesmo tempo que expandiram o espaço geográfico da CEE/UE e, por consequência, o território do mercado único, exigiram também mudanças institucionais e políticas no processo de integração europeia. Daqui resultaram claras dinâmicas de aprofundamento político, embora nem sempre concretizadas da forma mais consentânea com a necessidade de respostas a novos problemas despoletados pelo maior número e diversidade de estados-membros.

Entre dezembro de 2023 e maio de 2024, os Webinars EnlargEU: pensar o passado, perspetivar o futuro pretendem criar um espaço de reflexão abrangente sobre o processo dos vários alargamentos a que assistimos nos últimos 50 anos e dos efeitos que geraram no processo de integração europeia, culminando com o debate sobre o futuro do alargamento da União Europeia.

O segundo Webinar desta série visa refletir sobre as implicações do designado alargamento a sul da CEE/UE, nomeadamente ao nível da expansão do seu espaço geográfico e, por conseguinte, ao nível das transformações políticas, económicas e sociais do processo de integração europeia. Presta-se atenção particular ao papel da integração num espaço geopolítico que tem em comum uma herança histórica de regimes ditatoriais no pós-Segunda Guerra Mundial, assim como aos possíveis efeitos que a heterogeneidade de desenvolvimento territorial e social trouxe às políticas europeias. Esta reflexão conta com os contributos de Pedro Emanuel Mendes, investigador no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade NOVA de Lisboa (IPRI-NOVA), Miguel Viegas, docente do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro (DEGEIT/UA) e Carla Valadas, docente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20).

Este Webinar realiza-se no dia 15 de fevereiro de 2024, às 17h (GMT). A entrada é livre e não carece de inscrição prévia.

Aceda à sessão, ou através do ID 984 0673 3165 e da Senha 325473.

Dina Sebastião (CEIS20-FLUC | UC)
Vanda Amaro Dias (CES-FLUC | UC)