TSF entrevista investigador do CEIS20 Álvaro Vasconcelos
Álvaro Vasconcelos, investigador associado do CEIS20 (Grupo 2 - Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização) publicou recentemente o segundo volume da trilogia Memórias em Tempo de Amnésia, intitulado Exílio Sem Saudade. A esse propósito, produziu-se a entrevista "Valores conquistados nos anos 60 – igualdade, liberdade, luta contra o racismo - são hoje postos em causa" pela TSF. Leia ou ouça na íntegra.
"Neste segundo volume de Memórias em Tempo de Amnésia, acompanhamos o percurso de Álvaro Vasconcelos da África colonial para Bruxelas e Paris. É uma crónica dos longos anos 60 que terminaram, como este livro, com o 25 de abril e o primeiro de maio de 1974. Um retrato da revolução cultural dos anos 60, que teve o seu epicentro em Maio de 68, em Paris.
O livro é a afirmação do dever de memória sobre a brutalidade e a miséria do Portugal da ditadura patriarcal e do império, lembrando os que se revoltaram em nome da liberdade, na multiplicidade de vozes de militantes políticos, artistas, ativistas associativos, num tempo em que a Europa democrática era terra de asilo e de solidariedade antifascista."