CEIS20 realiza Estudo “Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal”

Este estudo tem o apoio da DGArtes
21 outubro, 2022
© MoP

O CEIS20 e a Direção-Geral das Artes assinaram um protocolo que prevê o apoio para a realização do Estudo “Práticas ecológicas e sustentáveis nas artes performativas em Portugal”, coordenado pelos investigadores Fernando Matos Oliveira e Vânia Rodrigues, no quadro da linha de investigação que coordenam, Modes of Production – Performing Arts in Transition / Modos de Produzir – Artes Performativas em Transição.

Este estudo será integrado num plano de investigação mais amplo, proposto para financiamento no recente concurso para projetos exploratórios da FCT, e justifica-se num momento que em a urgência e o impacto da crise ambiental e das alterações climáticas se tornam, a cada dia, mais evidentes e mais tangíveis em todas as esferas da vida em sociedade. O ritmo da degradação ambiental, a crescente ameaça de territórios, populações, modos de vida e culturas e os desdobramentos políticos do tema – intrinsecamente associado aos modelos de desenvolvimento social e económico – fazem do desafio ecológico, potencialmente, o mais mobilizador desafio da atual geração.

Diversas nos seus olhares e posicionamentos, as artes e a cultura não constituem excepção a este panorama de crescente inquietação e envolvimento, num amplo espectro de discursos e práticas – que inclui tanto tentativas de adopção de modelos de trabalho mais sustentáveis, como iniciativas eco-ativistas ou críticas ao "capitalismo verde" e ao "greenwashing".

É, no entanto, inequívoco que os modos de fazer do campo artístico e cultural estão a ser interrogados e mobilizados pelas questões ecológicas, fazendo desta uma área de ação, debate e investigação de grande relevância. Nesse sentido, o estudo “Práticas ecológicas e sustentáveis nas artes performativas em Portugal”, de carácter inédito em Portugal e apoiado pela Direção-Geral das Artes, constituirá uma importante base de trabalho para relacionar os modos de criação e produção artística com as crescentes exigências de práticas justas e de sustentabilidade social e ambiental e, igualmente, para informar o rumo das políticas públicas neste domínio.

As conclusões e recomendações do estudo serão tornadas públicas no primeiro trimestre de 2023.

Saiba mais sobre este projeto.

Para contactar a equipa responsável pelo estudo, envie um e-mail para modesofproduction@uc.pt

Modes of Production – Performing Arts in Transition / Modos de Produzir - Artes Performativas em Transição é um projeto de Investigação & Desenvolvimento que cruza o campo dos estudos artísticos com o campo híbrido da gestão e da produção cultural. Sediado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC), resulta de uma parceria com o Curso de Estudos Artísticos da FLUC e com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV | UC). Aceda ao website do projeto para mais informações.