Nuno Domingos nas conferências Eixos do Conhecimento Interdisciplinar

16 de abril | 14h00 | Sala de Seminários do CEIS20
25 março

Nuno Domingos é investigador principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em antropologia social pela Universidade de Londres (SOAS), com a tese Football in Colonial Lourenço Marques, Bodily Practices and Social Rituals (2009). Trabalha sobre a história do colonialismo português, nomeadamente em Moçambique durante o período do Estado Novo. No doutoramento realizou uma antropologia histórica urbana da cidade de Maputo, investigando a disseminação da cultura popular moderna a partir das práticas e consumos desportivos. Coordenou recente o livro coletivo Cultura Popular e Império (Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2021) e ,com Elsa Peralta, Legacies of the Portuguese Colonial Empire (Londres: Bloomsbury, 2023).

Esta apresentação procura refletir sobre as vantagens das abordagens transdisciplinares e da pluralidade metodológica na produção de investigações acerca da história do império português. Irei abordar esta questão partindo da minha experiência de pesquisa sobre da história de Moçambique colonial durante o século XX, nomeadamente sobre o desenvolvimento da sua realidade urbana. Quero argumentar que a abertura disciplinar e o recurso a uma pluralidade de métodos são fundamentais para evitar um conjunto de limitações presentes em propostas de pesquisa que perseguem modelos pré-construídos e relativamente fechados, que estão mais ao serviço do reforço de uma legitimidade disciplinar, do que de estratégias de aprofundamento do conhecimento. Assim, as filiações disciplinares estritas e o respeito por uma pureza metodológica acabam por moldar o processo de problematização, a colocação de hipóteses e a formulação de objetivos, formatando inevitavelmente as conclusões das investigações.