Projeto Valete vos Viatores dá a conhecer resultados da investigação

18 novembro, 2022
 Valete Vos Viatores: from Portugal to Rome
© Clau Creative

O projeto Valete vos Viatores: travelling through latin inscriptions across the Roman Empire foi financiado pela União Europeia (programa Europa Criativa) e decorreu ao longo de 18 meses entre 2021 e 2022. O consórcio integrou a Universidad de Navarra, a Universidade de Coimbra, a Université Bordeaux Montaigne, a Sapienza Università di Roma, o Museo Nazionale Romano, o Município de Idanha-a-Nova e as empresas Clau Creative S. L. e Trahelium studio.

A Universidade de Coimbra teve Armando Redentor e Pedro C. Carvalho, docentes a Faculdade de Letras e membros do CEIS20, como investigadores do projeto, cujo objetivo incide na disponibilização de ferramentas que tornem possível que o grande público – também com importante enfoque no juvenil – viaje através das inscrições romanas, da sua materialidade e significado, desde a capital do império romano, Roma, ao finisterra ocidental, a província da Lusitânia, dando a conhecer as particularidades e nuances desta forma de comunicação que impregnava os quotidianos na Antiguidade.

Entre os produtos deste projeto contam-se: um museu virtual com modelos 3D de uma seleção de inscrições romanas de Idanha-a-Velha (ciuitas Igaeditanorum), Navarra e Aragão (Santa Criz de Eslava e Los Bañales), Bordéus (Burdigala) e Roma (Roma); um videojogo cuja temática é a produção de inscrições na Antiguidade, desenvolvido pela Trahelium Studio, tal como o referido museu virtual; uma monografia editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra (ANDREU, J., REDENTOR, A., ALGUACIL, E., eds. – Valete Vos Viatores: travelling through Latin inscriptions across the Roman Empire, Coimbra, 2022) que recolhe contributos diversos, não só da experiência da equipa de trabalho no âmbito das Humanidades Digitais para o estudo das inscrições romanas e sua disseminação, mas também resultantes da investigação que as tem por objeto; uma série audiovisual, com quatro episódios rodados em Portugal, Espanha, França e Itália, intitulada Valete Vos Viatores: from Portugal to Rome e produzida pela Clau Creative S. L., a qual se encontra, presentemente, em exibição na RTVE.

Conheça o programa deste evento.