Colóquio 250 anos da Fundação da Imprensa da Universidade de Coimbra

28 de novembro | 14h30 | BGUC
21 novembro, 2022
© IUC

Por ocasião desta comemoração, os investigadores do CEIS20 Luís Reis Torgal e João Rui Pita, entre outros convidados, estarão presentes na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da UC com as seguintes comunicações (respetivamente): "A I.U.C., uma editora universitária pluralista" e "A reforma pombalina e as suas fontes: o lugar cimeiro da Medicina e da Farmácia na fonte 'Cursos das Sciencias Naturaes e Filosoficas'', Livro III dos Estatutos da Universidade de Coimbra (1772)".

Consulte, em seguida, o programa deste Colóquio.

Colóquio 250 anos da Fundação da Imprensa da Universidade de Coimbra

Biblioteca Geral da UC, dia 28 de novembro 14h30 (Sala de São Pedro)

Abertura | João Gouveia Monteiro (Diretor da BGUC), Alexandre Dias Pereira (Diretor da IUC), Delfim Leão (Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta).

Conferências

1. A Reforma Pombalina da Universidade: marcos culturais e projeção global – Ana Cristina Araújo (FLUC);

2. A I.U.C., uma editora universitária pluralista – Luís Reis Torgal (FLUC);

3. A Imprensa da Universidade e a Reforma Pombalina dos Estudos Jurídicos – Rui de Figueiredo Marcos (FDUC, por vídeo);

4. A reforma pombalina e as suas fontes: o lugar cimeiro da Medicina e da Farmácia na fonte "Cursos das Sciencias Naturaes e Filosoficas”, Livro III dos «Estatutos da Universidade de Coimbra (1772)» – João Rui Pita (FFUC).

Visita guiada à exposição bibliográfica sobre os 250 anos da Imprensa da Universidade de Coimbra (A.E. Maia do Amaral).

Organização | Imprensa da Universidade de Coimbra; Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Colaboração da APEES (Associação Portuguesa de Editoras do Ensino Superior).