Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

XIII Colóquio da REFAT

26 a 28 de outubro | PUC-RS (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil) + Online

Cofundada pelo investigador do CEIS20 Luís Reis Torgal, juntamente com outros dois historiadores, a Rede de Estudo dos Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para Democracia (REFAT) realizará o Colóquio subordinado ao tema “Histórias e memórias dos fascismos numa época de crise. Olhares euro-americanos desde o Brasil, Itália, Portugal e Espanha”.

Do Núcleo Portugal da REFAT estarão presentes os investigadores do CEIS20 Alberto Peña Rodriguez, Alexandre Gossn, António Rafael Amaro e João Paulo Avelãs Nunes, juntamente com Luís Reis Torgal.


Programação Mesas

26 de outubro

10h30 às 12h10 (GMT-3)
António Rafael Amaro
"O Poder das Finanças na solução política ditatorial encontrada em Portugal para a crise do Estado liberal e o regresso das soluções do 'Mago das Finanças' Oliveira Salazar no discurso político das contas certas no atual regime democrático português."

17h às 18h20 (GMT-3)
Alberto Peña Rodriguez
“'Que em nenhum lar espanhol falte o pão e o lume'. História, memória e propaganda da Falange Espanhola em Portugal (1936-1939)."


27 de outubro

14h30 às 15h50 (GMT-3)
Luís Reis Torgal
"Crise, fim e sobrevivência dos sistemas autoritários. O caso português."

17h às 18h20 (GMT-3)
João Paulo Avelãs Nunes
"Condicionalismos favoráveis à afirmação de soluções políticas populistas e autoritárias ou ditatoriais e tipologias de regimes políticos."


Programação Comunicações

28 de outubro

8h30 às 12h10 (GMT-3)
Alexandre dos Santos Gossn
"Democracia, Comunicação & Populismo no Séc. XXI: O Risco da Falsa Simetria no Debate Público na Mídia Tradicional."


Para mais informações, consulte o website do Colóquio ou o website da REFAT.