Investigadores do CEIS20 publicam artigos na Revista "Rubrica Contemporanea"
Os investigadores Sérgio Neto (Grupo 1 — História, Memória, Políticas Públicas, e Grupo 4 — Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuaise) e Clara Serrano (Grupo 1 — História, Memória, Políticas Públicas), investigadores integrados do CEIS20, são coautores do artigo "The edge of the Stone Raft. From euro-enthusiasm to moderate scepticism in Portuguese History textbooks (2000-2020)".
Glosando o título de A Jangada de Pedra, de José Saramago, este estudo pretende analisar duas amostras de manuais escolares de História do 9.º Ano (2000-2020), procurando perceber a sua evolução acerca das perceções da União Europeia (UE). Pode, assim, concluir-se que estas oscilaram entre o euro-otimismo e algum euroceticismo moderado.
©UE
Também o investigador integrado Carlos Faísca (Grupo 1 — História, Memória, Políticas Públicas, e Grupo 8 — Paisagens em Mudança. Laboratório de Longa Duração) assina em coautoria o artigo "From raw materials to where the industry happens. Patterns of industry location in the Portuguese cork manufacturing industry, 1880–1980".
O artigo analisa os processos de localização e deslocalização que a indústria corticeira portuguesa sofreu entre as décadas de 1880 e 1980. Para além dos aspetos histórico-geográficos da atividade corticeira, a relevância da investigação reside no facto de analisar um caso paradigmático de um sector industrial tradicional, a indústria da cortiça, de importância vital para um país em desenvolvimento como Portugal no final do século XIX, em que a mudança de localização da produção coincidiu no tempo com a ascensão do país a principal potência transformadora do sector.
©Miguel Manso