Conferência de Mordecai Paldiel

10 de maio | 17h | Anf. III (FLUC)
9 maio, 2022
Aristides de Sousa Mendes
© Sousa Mendes Foundation

A Conferência de Mordecai Paldiel intitulada "About the conscience and the courage to try to 'save all those people'. The Righteous Among the Nations and Aristides de Sousa Mendes" conta igualmente com intervenções da Sousa Mendes Foundation, do CEIS20 e da Reitoria da UC. Acontecerá no dia 10 de maio, pelas 17h, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Haverá espaço para perguntas e respostas do público. Este evento terá ainda transmissão simultânea a partir do Youtube do CEIS20.

Organização CEIS20, Sousa Mendes Foundation

Atualização: veja ou reveja o vídeo do encontro aqui.

Mordecai Paldiel nasceu em 1937, em Antuérpia, Bélgica. Durante os anos de guerra a sua família fugiu para França, e em 1943, para a Suíça. Estudou na Universidade Hebraica de Jerusalém (Economia e Ciência Política) e na  Temple University, Philadelphia (M.A. e Ph.D. na especialidade em Estudos Religiosos e do Holocausto). De novembro de 1982 a março de 2007, chefiou o Righteous Among the Nations Department, na Yad Vashem (Jerusalém) onde investigou e homenageou os não judeus que resgataram judeus durante o Holocausto. Em janeiro de 2013 foi orador principal nas Comemorações Anuais do Holocausto. Leciona em várias universidades norte-americanas e também é membro da direção da Sousa Mendes Foundation.