A Canção de Coimbra em Debate

5 de junho | 10h | Casa da Escrita, Coimbra
26 maio, 2023
© Cláudia Morais

No âmbito do 10º Aniversário da Classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial UNESCO, o CEIS20 organiza o encontro “A Canção de Coimbra em Debate” que terá lugar na Casa da Escrita, em Coimbra, pelas 10h do dia 5 de junho de 2023. Será apresentado o projeto científico “A Canção de Coimbra em Debate: uma Proposta de Investigação Integrada” seguido de debate com a comunidade. A entrada é livre. O evento terá ainda transmissão em direto através do Canal de Youtube do CEIS20.

O Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra está a lançar uma plataforma científica para o estudo da Canção de Coimbra e práticas culturais associadas. Sendo um projeto a longo prazo, pretende constituir-se como um espaço inclusivo e multidisciplinar que possa endereçar a Canção de Coimbra na sua diversidade e complexidade de géneros e práticas musicais, contextos de sociabilidade, geografias e trajetórias históricas.

A fase inicial deste projeto será dedicada essencialmente ao mapeamento de fontes e de auscultação da comunidade que preserva, recria e reinventa estas tradições. Nesse sentido, vimos apelar à participação de todas e todos aqueles que estão empenhados na memória e compreensão desta expressão musical singular. Pretendemos, pois, que este projeto científico seja construído em debate e em estreita colaboração com a comunidade da Canção de Coimbra.

Leia a notícia da Lusa sobre este projeto.