Editorial – Olga Solovova

26 abril, 2023
© Nadia Frantsen

Enquanto unidade de investigação, o CEIS20 promove, valoriza e presta apoio às atividades da sua comunidade, identificando concursos relevantes, nacionais e internacionais, acolhendo manifestações de interesse de candidaturas individuais e coletivas, orientando a sua preparação antecipada e colaborando na sua avaliação por pares. A altura dos grandes concursos nacionais traduz-se num intenso volume de trabalho, como se observa agora, a duas semanas do fim do prazo do Concurso da FCT de Estímulo ao Emprego Científico Individual.

No entanto, o trabalho de gestão de ciência não se limita aos períodos dos concursos, mas antes abrange todo o processo de produção científica, desde a preparação das iniciativas e candidaturas até à valorização, disseminação e exploração dos seus resultados. No CEIS20, a preparação de uma candidatura de qualidade começa muito antes e acontece durante e para além dos concursos: com o acolhimento de ações exploratórias internas, com a organização do espaço dedicado à valorização das experiências, com a identificação das necessidades mais prementes e o esclarecimento de dúvidas (Projetório – Investigação em Perspetiva). O sucesso da gestão de ciência resulta da estreita colaboração com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, por um lado, e a Coordenação do CEIS20 e dos seus Grupos de Investigação, por outro: na identificação das iniciativas que merecem a atenção prioritária, na formulação e levantamento dos indicadores de produção científica, bem como na determinação dos canais mais apropriados para a comunicação. Um outro desafio é a tradução das atividades artísticas para a gramática de avaliação da FCT – um verdadeiro desafio interdisciplinar!

Mais recentemente, o enfoque da gestão de ciência foi ampliado, de forma a envolver os/as doutorandos/as do CEIS20, alertando-os/as para a importância de planearem as respetivas trajetórias de produção. Procurou-se, de igual modo, participar nas atividades de extensão junto dos alunos dos ensinos básico e secundário e nas preparações das celebrações do cinquentenário do 25 de Abril. Todos estes esforços contribuem para valorizar as capacidades, os conhecimentos e as experiências da nossa comunidade de investigação e ajudam a construir uma dinâmica capaz de atrair novos/as investigadores/as nacionais e internacionais, rumo à excelência.