Projeto em regime de consórcio transnacional com investigadora responsável do CEIS20
29 maio, 2023
© Alex Radelich

Em abril de 2023 teve início o projeto, em regime de consórcio transnacional, OppAttune – Countering Oppositional Political Extremism through Attuned Dialogue: Track, Attune, Limit, do qual o CEIS20 faz parte, tendo por Investigadora Responsável Joana Ricarte (investigadora colaboradora do Grupo 1 – História, Memória, Políticas Públicas).

Financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte Europa, o OppAttune conta com 17 instituições, oriundas de 15 países, e terá a duração de três anos (2023-2026). O projeto pretende estudar a evolução do extremismo político e a sua influência no diálogo social e político contemporâneo, desenhando uma estratégia para lidar com o pensamento de oposição e contribuir para o fortalecimento da resiliência democrática.

O OppAttune tem três objetivos centrais: rastrear a evolução de narrativas políticas extremistas nos media, ecologias locais e no comportamento democrático, e estabelecer os motores psicológicos, sociológicos e antropológicos do extremismo; sintonizar a capacidade para o diálogo público através da modulação de como as narrativas políticas extremas impactam o diálogo social e político; e limitar o crescimento das narrativas políticas extremas e o seu potencial de se tornarem transformações políticas violentas que perturbam o processo democrático, como as eleições. O CEIS20 faz parte de dois work packages nos quais Portugal servirá de estudo de caso para a análise da emergência de formas quotidianas de extremismo, e como local de implementação e teste do modelo de sintonização (Attunement Model) que será desenvolvido ao longo do projeto para trabalhar com a polarização e a oposição não de forma a gerar consenso e inclusão, mas criando diálogo, reduzindo a rigidez e aumentando o potencial de flexibilidade no diálogo político, apesar das tensões e oposição.

Coordenado pela Universidade de Panteion, na Grécia, e co-coordenado cientificamente pela The Open University e pela Universidade de Glasgow, ambas no Reino Unido, o OppAttune teve a sua primeira reunião de trabalho em Atenas no final do mês de abril. A Universidade de Coimbra, através do CEIS20, será palco de uma das reuniões em 2025, na qual sediará a Academia de Inverno do OppAttune voltada para os decisores políticos ao nível europeu.

Leia a notícia do Público e do Notícias UC.