Harriet Evans ministra Aula Aberta – "The Challenge of Change – Expectations of Gender in Urban Disadvantaged Neighbourhood of Central Beijing"

18 de abril | 10h - 11h30 | Auditório DCV, Colégio de São Bento
6 abril, 2023
© CeMEAS

[For the English version, please click here]

Harriet Evans, Professora Emérita na University of Westminster e Professora Visitante de Antropologia na The London School of Economics and Political Science – LSE, dará uma Aula Aberta sob o tema "The Challenge of Change – Expectations of Gender in Urban Disadvantaged Neighbourhood of Central Beijing".

A sessão será ministrada em inglês e é exclusivamente presencial. Tem entrada livre (limitada à lotação do Auditório DCV).

A par desta Aula Aberta, Harriet Evans coordenará igualmente a formação "Urban Intersections: Interrogating Meanings of Urban Change". Saiba mais.

Estes eventos são organizados pelo CIAS — Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (Grupo de Pesquisa "Tecnociência, Sociedade, e Ambiente") e pelo CEIS20, contando com o apoio do Departamento de Ciências da Vida da UC e da Rede de Pesquisa Internacional Sci-Tech Asia.

Esta iniciativa insere-se nos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar do CEIS20.

Para mais informações, contacte, por favor,  doutoramentoantropologia@uc.pt.

Esta palestra reflete sobre como podemos repensar a noção de mudança a partir da relação entre transformação urbana e transformação de género. A minha discussão centra-se em Dashalar, um bairro carenciado na cidade de Pequim, que constitui o local espacial e social do meu livro Beijing from Below, sobre mudança urbana do ponto de vista das margens. Em vez de imaginar a transformação urbana como uma série de modos de governança e planos e práticas quantificáveis aplicados a uma população urbana (recetiva ou resistente), defendo, seguindo Doreen Massey, que os processos físicos de transformação do espaço e do lugar são em si mesmos processos sociais e culturais e portanto, de género. Desenvolvo esse argumento com atenção particular ao posicionamento de género das mulheres e homens de Dashalar. Ao longo do livro, reflito sobre a importância deste micro-estudo de índole etnográfica para as grandes questões de mudança e progresso, continuidade e rutura históricas.