Lançamento do livro História da Publicidade em Portugal

Lançamento | 7 de novembro | CCB, Lisboa
23 outubro, 2023

A primeira História da Publicidade em Portugal será apresentada na conferência da iniciativa da Fundação Amélia de Mello (FAM), sobre “A História e o Futuro da Publicidade”, que se realiza no Centro Cultural de Belém (CCB), Lisboa, dia 7 de novembro.

A obra em dois volumes, da autoria do investigador colaborador do CEIS20, Eduardo Cintra Torres (Grupo 6 - Comunicação, Jornalismo e Espaço Público), resulta de uma investigação dedicada de cerca de cinco anos. Com publicação a cargo da Princípia Editora, os dois volumes complementam-se, sendo um exclusivamente de texto e o outro exclusivamente de imagens:

I - História da Publicidade em Portugal – Com Estudo de Caso do Grupo CUF

II - História Ilustrada da Publicidade em Portugal

O estudo, inédito, faz parte do amplo leque de investigações que a Fundação Amélia de Mello (instituição que consagra o nome da Filha de Alfredo da Silva) decidiu apoiar nos anos de 2020 e 2021, no âmbito de um conjunto de iniciativas vastas e diversificadas para as comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva.

Vasco de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello, destaca que «as comemorações dos 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva serviram para apoiar diversas universidades portuguesas e os seus investigadores para realização de trabalhos científicos, sobre temáticas que entenderam ser mais relevantes e sempre com uma perspetiva de futuro!».

A investigação realizada por Eduardo Cintra Torres é a primeira de grande fôlego sobre a História da Publicidade em Portugal, cobrindo o período da Idade Média até ao final do primeiro quartel do Século XXI.

No livro de texto, com mais de mil páginas, a investigação de Eduardo Cintra Torres inclui um amplo estudo de caso da publicidade do antigo Grupo CUF. Logo no Prefácio o Autor salienta que «o sistemático estudo de caso da CUF não poderia ser mais adequado a uma história geral da publicidade portuguesa, dado que, dirigida desde cedo por Alfredo da Silva, ela se tornou um dos maiores grupos empresariais do País e da Europa, com uma relação muito interessante com a publicidade e o marketing. Além disso, a CUF cobre um amplo e fundamental período da publicidade e a diversidade impressionante das áreas de produção e serviços em que se envolveu servem facilmente de exemplo e ilustração».

Eduardo Cintra Torres propõe na História da Publicidade em Portugal uma cronologia baseada menos na política do que nas condições materiais, culturais, sociais e profissionais em que a atividade publicitária se concretiza.

O primeiro capítulo começa na Idade Média e termina com a imprensa, os cartazes e as tabuletas nas vésperas da Revolução Liberal. Aí começa o segundo capítulo, com a explosão da imprensa livre. O nascimento da moderna imprensa diária popular e empresarial, em 1865, coincide com uma explosão da atividade publicitária que, a partir de 1914, adquire um carácter mais científico e sistemático, como se lê nos terceiro e quarto capítulos. A partir de 1960, com a aproximação à Europa, a entrada em cena da televisão e a internacionalização das agências, inaugura-se um novo ciclo, que o Autor faz terminar no quinto capítulo no ano 2000, para encerrar a investigação na era digital até 2022, a concluir o sexto capítulo.

A História Ilustrada da Publicidade em Portugal acompanha a mesma cronologia exclusivamente em imagens com legendas explicativas. O volume reúne mais de 700 imagens, do Século XIV a 2023, num esforço de apresentação visual da atividade publicitária na sua ampla diversidade.

Eduardo Cintra Torres nasceu em Lisboa em 1957, é doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação e licenciado em História, tendo publicados 19 livros entre 1998 e 2018. É autor de mais de 20 artigos académicos com revisão científica e de mais de 40 capítulos de livros, em áreas diversificadas e convergentes com base na Sociologia, na Comunicação e na História. É professor universitário há mais de duas décadas e jornalista desde 1983. Promoveu o primeiro ciclo sobre publicidade cinematográfica portuguesa, atualmente em exibição no Batalha Centro de Cinema, sendo um dos autores e também um dos curadores da exposição que o acompanha.