Aula Inaugural do DEC com Viriato Soromenho-Marques

19 de setembro | 15h30 | Anfiteatro V, FLUC
7 setembro, 2023
© José Alex Gadum

Assinalando o início do ano letivo, o Doutoramento em Estudos Contemporâneos do CEIS20 reabre o ciclo de palestras Eixos do Conhecimento Interdisciplinar com a Aula Inaugural de Viriato Soromenho-Marques.

O professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Conselheiro especial da Fundação Oceano Azul e membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha, apresentará a comunicação intitulada "Como Pensar e Sobreviver no novo planeta terra: uma agenda para os estudos contemporâneos".

A Aula inaugural terá lugar no Anfiteatro V (piso 6) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo transmissão via Youtube.

Leia o resumo e a biografia do nosso convidado em seguida.

Como pensar e sobreviver no novo planeta terra: uma nova agenda para os estudos contemporâneos?

As alterações climáticas – que em conjugação com o declínio da biodiversidade constituem a manifestação suprema da crise global do ambiente – saíram dos redutos académicos e cívicos para entrar no grande espaço público há apenas algumas escassas décadas, e de forma irregular e descontínua, não escapando à estrutura cíclica de atenção/esquecimento, típica dos processos de entrosamento entre informação, manipulação e propaganda, que regem a paisagem mediática contemporânea. As ameaças cada vez mais patentes e crescentes que a disrupção ambiental e climática acarreta para a habitabilidade da Terra, incluindo o futuro da existência de uma complexa civilização humana, são de tal modo graves que nos obrigam a revisitar as nossas próprias leituras dos processos de Modernidade e de Contemporaneidade, constituindo um enorme desafio para a reorganização das comunidades científicas e dos respetivos saberes. Contudo, a plena compreensão da raiz dos perigos e ameaças que percorrem um Planeta Terra radicalmente alterado pela ação antrópica está percorrida por paradoxos, contradições e dificuldades. Nesta comunicação será efetuado um contributo no sentido de abrir caminho para o esclarecimento de alguns desses obstáculos.

Viriato Soromenho-Marques (65) é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Conselheiro especial da Fundação Oceano Azul e membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia da Marinha. Activista ambiental desde 1978. Foi membro do Conselho de Imprensa (1985-1987); integrou o Conselho Económico e Social (1992-1996). Exerceu as funções de Vice-Presidente da Rede Europeia de Conselhos do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (EEAC), entre 2001 e 2006. Foi membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS) entre 1998 e 2019; foi coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente (2007-2011); foi membro do High Level Group on Energy and Climate Change do Presidente da Comissão Europeia (2007-2010). É Grande Oficial da Ordem de Mérito Civil (1997), e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2006). Autor de cerca de cinco centenas obras (incluindo três dezenas de livros) sobre temas filosóficos, ambientais, teoria política e relações internacionais. Proferiu e/ou coordenou mais de mil conferências, seminários, e cursos em vinte e três países. Mais dados biográficos podem ser encontrados em: www.viriatosoromenho-marques.com.