Apresentação da obra “Dança da Vida e a Vida da Dança” de Isabel Baltazar

13 de novembro | 14h45 | Auditório Escola Secundária Camilo Castelo branco, Famalicão
10 novembro, 2022
© Edições Afrontamento

A apresentação do livro Dança da Vida e a Vida da Dança, da autoria da investigadora do CEIS20 Isabel Baltazar, juntamente com Eduardo Azevedo Couto, será apresentada este domingo, dia 13 de novembro, pelas 14h45 no Auditório da Escola Secundária Camilo Castelo branco em Famalicão. Terá a apresentação de José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), e por Nuno José Corte-Real Correia Alves, da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade do Porto. A obra é uma edição Afrontamento.

Manuel Sérgio
A Dança da Vida e a Vida da Dança, um magnífico livro da autoria da Professora Doutora Isabel Baltasar, é um trabalho interdisciplinar, de uma estudiosa de indesmentível seriedade, tentando aplicar a ética desportiva à dança desportiva. “Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, ou seja, aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido, a virtude e o vício (…). O sujeito ético ou moral deverá preencher as condições seguintes; ser consciente de si e dos outros (…); ser dotado de vontade (…); ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação e avaliar os efeitos e consequências dela, sobre si e sobre os outros; ser livre (…). O campo ético é portanto constituído por dois pólos, internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas” ( Marilena Chauí, “Convite à Filosofia”, Editora Ática, S. Paulo, 1999, pp. 337/338)".

José Lima
Ao mergulharmos na presente obra, a primeira nota que nos toca é a sensação do “inesperado”. Associar a temática da dança à ética não é uma tarefa linear nem imediata. Ficamos, por isso, curiosos para saber onde irá “desaguar” a presente obra. Ora, ao lermos “Dança é vida e a vida é dança” o estranho, entranha-se, e esta ligação entre a dança e a ética é feita de forma interessante pelos seus autores, Eduardo Couto e Isabel Baltazar. Esta última, é embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto, e ao longo da existência do mesmo, tem sido uma excelente colaborada, e disseminadora da ética desportiva, com o seu saber e entusiasmo únicos. Saúdo, também, a Federação Portuguesa de Dança Desportiva que patrocina, e presente, de forma clara, neste livro. Pois, as federações desportivas, através do seu estatuto de utilidade pública têm de ser arautos da promoção da ética e dos valores no desporto, eis aqui uma excelente forma, de interligar uma modalidade desportiva com a ética.