Editorial – Alfredo Dias

O Editorial da Newsletter CEIS20 conta com a reflexão do Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo da UC
27 junho, 2023

Património e Academia

A comemoração do 10º aniversário da Classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial pela UNESCO reveste-se de particular importância, pela década vencida, mas sobretudo pela estratégia de salvaguarda e promoção deste Bem, que se projeta para o futuro, alicerçada na aplicação das melhores práticas e conhecimento disponíveis, na área Patrimonial. Duas prioridades para atingir este objetivo são a aproximação da comunidade ao património, e o reforço da ligação deste, ao conhecimento científico.

A UNESCO reconheceu o valor Universal e Excecional do Património da Universidade de Coimbra, que vai bastante além do que em 2013 foi inscrito na Lista classificada. O desafio que daqui resulta para a gestão do Património é imenso, exigindo de todos, em particular da Academia, uma enorme atenção e profundo compromisso para ser atingido com sucesso. Esta missão, assente em políticas de proteção, cuidado e reabilitação, é fundamental para honrar o passado, adequar as diferentes estruturas às necessidades presentes e preparar o património para os desafios do futuro.

Um exemplo paradigmático, que importa neste momento registar, é a Casa das Ardenas sede da Unidade de Investigação CEIS20, que irá ser alvo de uma significativa requalificação, com o objetivo de aumentar a robustez da envolvente, melhorando as condições de trabalho para todos os seus utilizadores.

Somos uma Universidade que valoriza e cuida diariamente do seu Património, com dinamismo e inovação, por forma a garantir condições para o desenvolvimento da sua atividade no patamar de excelência que lhe é exigido!

Alfredo Dias
Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo, Universidade de Coimbra