Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Editorial – Alexandre Ornelas

O representante dos estudantes do Doutoramento em Estudos Contemporâneos do CEIS20 assina o Editorial deste mês
31 outubro, 2023
© Cláudia Morais/CEIS20

Moldar as cidades do futuro: o papel interdisciplinar da Geografia na mitigação das alterações climáticas

No domínio da Geografia, encontramo-nos na encruzilhada da mudança, a fusão das novas tecnologias e da investigação interdisciplinar tornou-se uma bússola indispensável. Orientando a nossa compreensão deste mundo complexo e em constante evolução, podemos traçar um rumo em direção a um futuro sustentável, onde a ciência e a inovação convergem para proteger o nosso planeta para as gerações futuras, assegurando que as nossas cidades prosperam face às alterações climáticas.

Ao explorarmos esta interseção dinâmica entre tecnologia, ambiente e sociedade, a Geografia emerge como um pilar fundamental da investigação interdisciplinar. Neste contexto, o CEIS20 com o seu caráter interdisciplinar proporciona um espaço onde os geógrafos colaboram com investigadores de vários domínios científicos dentro do Centro. Ao unirmos os nossos conhecimentos, podemos combater as alterações climáticas de forma aprofundada. Esta interdisciplinaridade não é mera retórica, mas sim uma abordagem essencial para enfrentar os desafios mais prementes do nosso planeta. A Geografia desempenha um papel vital na ponte entre a tecnologia, o ambiente e a sociedade, oferecendo conhecimentos que inspiram soluções inovadoras para as nossas cidades.

As novas tecnologias estão a impulsionar esta transformação, como por exemplo os drones, ferramenta utilizada na minha investigação, revolucionando a forma como recolhemos dados sobre o ambiente urbano, tornando mais simples compreender os efeitos das alterações climáticas nas nossas cidades. A fusão da tecnologia e da geografia estende-se ao estudo dos espaços verdes, à dinâmica populacional e às implicações do aumento das temperaturas.

Alexandre Ornelas