Projeto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão

28 novembro, 2023
Escola Secundária José Falcão
© CEIS20

No passado dia 14 de novembro decorreu a assinatura do Contrato Interadministrativo de Cooperação entre o Município de Coimbra e a Universidade de Coimbra para reabilitação da Escola Secundária José Falcão.

A realização do projeto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão constitui uma oportunidade para desenvolver um processo de envolvimento da comunidade escolar que irá apoiar e validar as opções de projeto, de modo a garantir o cumprimento dos mais exigentes critérios de reabilitação de um edifício representativo da arquitetura moderna portuguesa. Pretende-se assim realizar uma reflexão conjunta sobre os espaços de aprendizagem formal e informal e sobre a relação da escola com a cidade de Coimbra.

A fase inicial de auscultação da comunidade será desenvolvida por uma equipa da qual fazem parte os investigadores do CEIS20 Carolina Coelho, António Rochette e Luís Alcoforado (que integram o Grupo Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais) e constitui-se como parte de projeto de investigação-ação, interdisciplinar e com profundo impacto societal. Para o efeito, a equipa de investigação da Universidade de Coimbra vai empreender nos próximos três meses um conjunto de atividades com a comunidade escolar, das quais: questionários, reuniões, caminhadas, oficinas e uma assembleia, onde participarão estudantes, professores, funcionários, antigos alunos e órgãos da escola.