Revista Estudos do Século XX – Humanidades Digitais

Novo número já disponível em Acesso Aberto
13 dezembro, 2022
© CEIS20

A Revista Estudos do Século XX é uma publicação destacada do Centro de Estudos Interdisciplinares — CEIS20, dedicada à reflexão crítica e debate interdisciplinar sobre questões prementes que estruturam e afetam as sociedades contemporâneas. Com periodicidade anual, e um sistema rigoroso de arbitragem científica, a revista é publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

O Volume número 22 (2022) inclui um Dossier Temático dedicado às Humanidades Digitais, com coordenação das investigadoras do CEIS20 Maria Manuel Borges e Ana Isabel Ribeiro. As Humanidades Digitais são uma área emergente que alberga práticas epistémicas distintas na área das Humanidades. Tais práticas têm como tónica comum a aplicação da tecnologia digital nos seus processos de interrogação, construção, métodos, visualização e análise e disseminação da investigação.

Do encontro entre a tecnologia digital e as Humanidades resulta uma mudança de paradigma na forma como pensamos e produzimos a ciência e a cultura. Este olhar altera o tecido das próprias humanidades pela criação de novos objetos, pelo incremento do trabalho colaborativo, marcadamente multidisciplinar, pelo envolvimento societal e pela ampliação da disseminação de resultados.

Este número visa refletir essa diversidade epistémica, plasmada em métodos, abordagens e perspetivas, que comprovam a riqueza e o olhar, necessariamente plural, sobre as Humanidades Digitais, as quais usufruem das facilidades geradas pela Ciência Aberta.

O Volume conta ainda com as secções Diálogos Multidisciplinares e Recensões.

Aceda ao volume número 22 da Revista Estudos do Século XX.

The Journal Estudos do Século XX is a prominent publication of the Center for Interdisciplinary Studies — CEIS20, dedicated to critical reflection and interdisciplinary debate on pressing issues that structure and affect contemporary societies. With an annual periodicity, and a rigorous system of scientific arbitration, the journal is published by the University of Coimbra Press.

Volume no. 22 (2022) includes a Thematic Dossier dedicated to the Digital Humanities, coordinated by the Centre's researchers Maria Manuel Borges and Ana Isabel Ribeiro. The Digital Humanities are an emerging area that harbors distinct epistemic practices in the area of the Humanities. Such practices have as a common emphasis the application of digital technology in their interrogation processes, construction, methods, visualization and analysis and dissemination of research.

The encounter between digital technology and the Humanities results in a paradigm shift in the way we think and produce science and culture. This look alters the very fabric of the humanities by creating new objects, by increasing collaborative work, markedly multidisciplinary, by societal involvement and by expanding the dissemination of results.

This issue aims to reflect this epistemic diversity, embodied in methods, approaches and perspectives, which prove the richness and necessarily plural view of the Digital Humanities, which benefit from the oportunities generated by Open Science.

The Volume also includes the sections Multidisciplinary Dialogues and Book Reviews.

Access volume no. 22 of the Journal Estudos do Século XX.