Conferências do CEIS20

setembro a dezembro 2021

Socióloga, Cristina Roldão tem sido uma das vozes mais ativas no debate acerca do racismo em Portugal nos últimos anos. Os seus principais domínios de pesquisa incluem as desigualdades escolares, os processos de racismo institucional experienciados por afrodescendentes, bem como a história da resistência negra na sociedade portuguesa.

Foi coordenadora do "Roteiro para uma Educação Antirracista" (Setúbal, 2019); co-coordenou a 7ª Conferência Internacional Afroeuropeans: “In/Visibilidades Negras Contestadas” (Lisboa, 2019) e a edição comemorativa dos 110 anos do jornal "O Negro" (Lisboa, 2021). É autora do artigo "Feminismo Negro: Falta contar-nos" (Público, 2019) e co-autora de "Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior" (Lisboa, 2016); "A Presença Negra na Cidade de Setúbal, sec. XVI a XVIII (Setúbal, 2019) e "Não Posso Ser Quem Somos?" (Lisboa, 2020). Fez parte do Grupo de Trabalho Censos 2021 – Questões “Étnico-Raciais” (2018/19) e do Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação (2021).

As Conferências decorrerão ao longo do ano letivo e têm como objetivo trazer ao CEIS20 nomes de referência em várias áreas do saber. Até ao fim de 2021, teremos ainda oportunidade de ouvir «o historiador de arte Johan Lagae, com “‘Pour Matadi la question [de la ségrégation] est encore plus grave qu’ailleurs’: The making and shaping of a Congolese port city during the interwar years” (17 de dezembro).

Apareçam!