Editorial – Coordenação Científica do DEC

Os Coordenadores do Doutoramento em Estudos Contemporâneos do CEIS20 assinam o Editorial do novo ano letivo
26 setembro, 2023
 Aula Aberta do DEC com convidado internacional, 25 de setembro 2023
© CEIS20/Cláudia Morais

O início de cada ano lectivo é sempre um motivo de grande entusiasmo e uma oportunidade acrescida de renovação científica e pedagógica. Este ano de 2023-2024 temos boas razões para celebrar o Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC) como vector fundamental do projecto científico do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), consolidando um programa doutoral diferenciador no panorama nacional e internacional, baseado na construção e integração de conhecimento interdisciplinar, atento às incertezas e aos desafios globais que hoje se colocam.

Este ano lectivo é também o último incluído no presente ciclo avaliativo das unidades de investigação pela FCT, e portanto é também um momento de balanço de um percurso de vários anos, em que contamos com a dedicação empenhada de várias coordenações, e em que foram trabalhados intensamente aspectos como o de um novo plano de estudos, a integração da cultura de investigação, a internacionalização e a diversificação disciplinar, e oportunidades científicas e de financiamento à investigação dos estudantes.

Parece-nos importante realçar a reestruturação do plano de estudos que entra este ano lectivo em vigor e que foi recentemente validado pelo processo de acreditação e avaliação da A3ES. O novo plano introduz algumas mudanças curriculares que se espera venham a promover o aprofundamento metodológico em artes, humanidades e ciências sociais e contribuir para um melhor entendimento disciplinar transversal. As mudanças têm também impacto no percurso científico dos estudantes após o segundo ano curricular, permitindo o seu acompanhamento mais faseado, progressivo e integrador nas dinâmicas, actividades e debates científicos do Centro. Estas mudanças ao nível curricular encontram também reforço pela iniciativa integradora do CEIS20 em promover uma Rede de Investigadores em Início de Carreira, dedicada à criação de oportunidades científicas e pedagógicas a doutorandos e pós-doutorados do Centro.

A capacidade de atracção e retenção de estudantes e projectos de elevado mérito é também uma orientação estratégica desta coordenação. Nesse sentido, foram canalizadas bolsas de doutoramento FCT (no âmbito do DEC) para o incremento atractivo do programa, que se destaca e singulariza a nível nacional e internacional pela cultura interdisciplinar que promove.

O futuro do DEC projecta-se na excelência e na contribuição essencial para a construção de uma cultura científica de interdisciplinaridade no CEIS20, com a formação de investigadores de alto potencial, dotados de raciocínio científico, crítico e humanístico, capazes de pensar a complexidade contemporânea e intervir nela com base na utilização de metodologia e produção de conhecimento interdisciplinar.

Coordenação Científica do Doutoramento em Estudos Contemporâneos  CEIS20

José Oliveira Martins, Dina Sebastião, Francisco Pinheiro