Parceria entre o CEIS20 e a DGArtes
18 dezembro, 2023

"A Parte Pelo Todo. Relatório do Inquérito Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal”, livro agora publicado, é um dos resultados da parceria institucional celebrada entre a Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) e a Direção-Geral das Artes (DGARTES).

Trata-se de um estudo exploratório a partir de um amplo inquérito de escuta dos posicionamentos, práticas e necessidades de uma parte da comunidade artística em Portugal, cujos resultados (parciais) são agora partilhados e analisados e que inclui também uma componente crítica e contextualizadora, apresentando mesmo recomendações de políticas públicas para integrar a sustentabilidade ambiental nas políticas culturais.

A publicação surge no quadro de uma investigação mais ampla, que se encontra atualmente ainda em curso no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, estando integrada na plataforma Modes of Production – Performing Arts in Transition e beneficiando de financiamento da FCT através do projeto exploratório GREENARTS (PTDC.2022.01609), um projeto que reflete criticamente acerca do modo como as artes performativas percecionam e atuam em face do imperativo ecológico.

Descarregue e leia na íntegra o PDF do livro.