5º Colóquio do Atlântico: "Os irmãos Arriaga: Filosofia, História e Literatura"

4 a 6 de dezembro, Lisboa e Horta
28 novembro, 2019
Manuel de Arriaga

Nesta edição, o 5º Colóquio do Atlântico homenageia os irmãos José e Manuel de Arriaga pelo contributo prestado aos direitos humanos, à história nacional e à prosa e poesia portuguesas. "Os irmãos Arriaga: Filosofia, História e Literatura" faz a reflexão atravessar o Atlântico, dividindo-se entre Lisboa e Horta, nos próximos dias 4,5 e 6 de dezembro.

Programa:

4 de dezembro

(Universidade Católica Portuguesa)

09h30 | Sessão de abertura

10h00 | Conferência

• "A contribuição de José de Arriaga para a História das Ideias em Portugal" (António Braz Teixeira)

11h00 | Painel I

• "A poesia entre a família Arriaga" (Maria do Céu Fraga)
  • "José de Arriaga, Manuel de Arriaga e a teoria popular da História de Portugal" (Sérgio Campos Matos)
  • "Para uma harmonia entre a religião e a ciência em Manuel de Arriaga" (Samuel Dimas)
  • "Em abono do espírito liberal da filosofia portuguesa: de Pinharanda Gomes, sobre José de Arriaga" (Renato Epifânio)

12h30 | Almoço

14h30 | Painel II

• "Manuel de Arriaga: a prosa do intelectual e a poesia do escritor" (Rosa Goulart)
  • "Manuel de Arriaga: na senda dos direitos humanos" (Berta Pimentel)
  • "Manuel de Arriaga: entre o positivismo e o sagrado" (Maria Celeste Natário)
  • "Flores d'Alma: imaginário e filantropia" (Maria do Céu Brito)

16h15 | Conferência

• "José de Arriaga: pensamento político e construção da modernidade em Portugal" (Carlos E. Pacheco Amaral)

17h00 | Lançamento da obra "Manuel A. Ferreira Deusdado: Pensamento e Obra"

5 de dezembro

(Câmara Municipal da Horta)

18h00 | Conferência

• "Manuel de Arriaga: o Presidente aristocrático, «Senhor da cana verde»" (José Luís Brandão da Luz)

18h45 | Lançamento da obra "Manuel A. Ferreira Deusdado: Pensamento e Obra"

6 de dezembro

(Escola Secundária Manuel de Arriaga)

09h30 | Painel III

• "Manuel de Arriaga e a questão inglesa" (Maria Manuela Tavares Ribeiro)
  • "Manuel de Arriaga, um Presidente da República singular" (João Bosco Mota Amaral)
  • "O legado republicano de Manuel de Arriaga" (Miguel Rocha)

11h00 | Sessão evocativa com o visionamento do documentário "Um idealista chamado Manuel de Arriaga", da autoria de Victor Rui Dores

12h30 | Almoço

(Casa Museu Manuel de Arriaga)

14h30 | Painel IV

• "José de Arriaga e a ideologia liberal" (José Esteves Pereira)
  • "José de Arriaga. Entre o tempo e a norma" (Isabel Valente)
  • "A historiografia sobre os Açores no tempo dos irmãos Arriaga. Algumas linhas de força" (Mário Viana)

16h00 | Painel V

• "Proudhon na obra de Arriaga" (Acílio Rocha)
  • "Uma anjo da guarda - Maria Cristina Arriaga" (Carlos Lobão)
  • "Tentativa de uma síntese suprema" (Luís Lóia)

17h30 | Conferência

• "A conceção antropológica de Manuel de Arriaga" (Manuel Cândido Pimentel)

18h15 | Sessão de Encerramento

Os Colóquios do Atlântico visam recordar vultos históricos do pensamento e da cultura lusitana, oriundos dos Açores.