32ª edição do Congresso BOBCATSSS – Information Profession and Sustainable Development

23 a 25 de janeiro | Online + FLUC
22 janeiro
© UC | François Fernandes

O CEIS20, através do Grupo de Humanidades Digitais, é coorganizador da 32ª edição do Congresso BOBCATSSS, dedicado ao tema "Information Profession and Sustainable Development". O evento irá decorrer em modalidade híbrida, online e presencialmente na FLUC, nos dias 23 a 25 de janeiro.

Os congressos BOBCATSSS realizam-se anualmente desde 1993, costumando reunir a comunidade científica, académica e profissional da Ciência da Informação. Este ano, o evento conta com perto de 260 participantes (56 online e 202 presencialmente), incluindo 112 oradores de 25 países, para apresentarem cerca de 90 comunicações, com cinco keynote speakers, e seis workshops.

Os congressos BOBCATSSS têm-se afirmado como um fórum privilegiado para o encontro de investigadores, docentes e jovens estudantes de Ciência da Informação, fomentando o encontro de gerações e a discussão de temáticas relevantes para a Ciência da Informação. Este ano o desenvolvimento sustentável é o mote agregador dessa discussão.

Os profissionais da informação, bibliotecários, arquivistas, documentalistas, gestores de informação e outros, desempenham um papel vital na promoção do desenvolvimento sustentável, atuando como catalisadores da mudança. Através do seu compromisso com a disseminação do conhecimento, a justiça social e a inovação, os profissionais da informação promovem mudanças positivas e ajudam a construir um mundo mais sustentável e inclusivo.

BOBCATSSS é o acrónimo do nome das cidades das escolas de Ciência da Informação que fundaram a European Association for Library & Information Education and Research (EUCLID), no início dos anos 1990: Budapest, Oslo, Barcelona, Copenhaga, Amesterdão, Tampere, Sheffield, Stuttgart e Szombathely.

Este ano, o encontro é organizado pelo Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras e pelo CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra, em coorganização com a Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília), no Brasil, e a University of Library Studies and Infornation Technology (ULSIT), de Sofia, Bulgária.

O contributo do CEIS20 fez-se, entre outros, com o envolvimento dos membros integrados do Grupo de Humanidades Digitais: Ana Lúcia Terra, Anabela Fernandes, Liliana Gomes, Manuela Barreto Nunes, Maria Cristina Freitas, Maria do Carmo Dias, Maria Manuel Borges e Maria Manuela Cardoso. Adicionalmente, os estudantes do Doutoramento em Ciência da Informação participaram ativamente na organização do evento, incluindo alguns já membros colaboradores do CEIS20, como a Ana Luísa Silva, Beatriz Barrocas Ferreira e Dalbert Oliveira.

Consulte a programação completa no website do evento.