Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Coimbra lança as bases para ter um Pólo Europeu do Museu da Língua Portuguesa que (re)nasceu em São Paulo

O projeto integra a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027, mas pode avançar independentemente do êxito desta.
7 outubro, 2021

António Pedro Pita, investigador do CEIS20, professor catedrático do Departamento de Filosofia da FLUC e membro do grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a CEC 2027, regressou do Brasil, onde visitou o Museu da Língua Portuguesa e teve reuniões com a equipa da Fundação Roberto Marinho e alguns dos principais mecenas do projeto: “tive oportunidade de conversar com alguns responsáveis do Museu da Língua Portuguesa, na sequência, aliás, de contactos à distância. E foi-nos grato que este primeiro alvitre exploratório tivesse caído bem num dos elementos estruturais do museu, a Fundação Roberto Marinho.” Segundo António Pedro Pita, o que se pretende instalar em Coimbra não será uma mera reprodução do que existe em São Paulo: “trata-se de fazer investigação, recolher, organizar, trazer informação para o pólo europeu. O museu em São Paulo tem uma determinada configuração, que é magnífica, mas não é integralmente transponível. O trabalho é tentar que, para as relações da língua portuguesa no contexto europeu e para o modo como ela ganhou riquezas disseminando-se, apanhar essas singularidades.”

Veja mais sobre a notícia aqui: https://bit.ly/3FrNZwk