Processo Eleitoral 2022/25

Apresentação dos novos elementos da Coordenação
5 dezembro, 2022
© CEIS20
A Coordenação Científica do Centro de Estudos Interdisciplinares agradece à comunidade científica CEIS20 a renovação de confiança, decorrente do resultado eleitoral de 15 de Novembro último. Assumindo este compromisso com entusiasmo, a Coordenação conta com uma equipa alargada e renovada em alguns dos seus elementos, procurando equilibrar a representação disciplinar e a diversidade dos percursos científicos com vista a enfrentar a exigência acrescida de um novo ímpeto de serviço governativo. Entendemos este novo ciclo como propício para consolidar e acelerar algumas mudanças iniciadas nos últimos anos, apostando ainda mais decididamente na excelência da nossa investigação, onde nos comprometemos a actuar em três vertentes fundamentais ao CEIS20: a cultura de investigação, a sua dinâmica interdisciplinar e a sua projecção internacional.
Aproveitamos também para apresentar à comunidade CEIS20 os novos membros da Coordenação Científica, Dina Sebastião, Carolina Coelho e João C. Teixeira.

José Oliveira Martins, Coordenador Científico do CEIS20

José Oliveira Martins, Coordenador Científico

Luís Trindade, Vice-Coordenador

Dina Sebastião, Vogal

Clara Serrano, Vogal

Carolina Coelho, Vogal

João C. Teixeira, Vogal

Dina Sebastião é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro integrado do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, da UC. É doutorada em Estudos Europeus pela mesma Universidade e as suas áreas de interesse de investigação centram-se nas políticas e política da UE, nomeadamente no estudo de partidos políticos, na Europeização, com enfoque em Portugal e Espanha, governação e democracia na UE, seguindo uma orientação normativa democrática. Neste âmbito, tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas com revisão científica. Foi galardoada com o Prémio Jacques Delors 2017 – Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, pelo melhor estudo em temas comunitários.

Carolina Coelho é arquiteta, formada pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ-UC), onde defendeu a Tese de Doutoramento “Life within architecture from design process to space use. Adaptability in school buildings today – A methodological approach”, distinguida com o prémio “The Glen Earthman Outstanding Dissertation Award”. É Professora Auxiliar Convidada no DARQ-UC nas unidades curriculares de Teoria, História e Seminário de Investigação em Arquitetura. É Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e membro da atual Coordenação Científica. Os seus interesses de investigação problematizam a vivência do espaço e os processos de co-criação em ambientes educativos ativos, desenvolvidos no projeto Erasmus+ “Collaborative Re-design with Schools”, no qual coordena a equipa interdisciplinar portuguesa.

João C. Teixeira é biólogo e estuda a evolução genética da espécie humana. Com formação académica base na Universidade do Porto, completou o Doutoramento em Genética Evolutiva em 2016 no Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, na Alemanha, sob orientação de Svante Pääbo e Aida Andrés. Após um pós-doutoramento no Institut Pasteur, em Paris, mudou-se em 2018 para o Australian Centre for Ancient DNA, na Austrália. Atualmente, é investigador principal na Australian National University e Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Coimbra. Autor de múltiplas publicações em prestigiadas revistas científicas internacionais, o seu trabalho combina genética populacional e ADN antigo para reconstruir a história demográfica e adaptativa da nossa espécie.