CEIS20 e iiiUC lideram projeto de investigação internacional que vai estudar o extremismo

16 janeiro, 2023
© UC | Ana Bartolomeu

O Centro de Estudos Interdisciplinares e o Instituto de Investigação Interdisciplinar coordenam em Portugal, através da Universidade de Coimbra, um projeto de investigação que analisa a evolução e o crescimento do extremismo político no quotidiano e desenha uma estratégia para estimular o diálogo político e social não extremista. Estas são as propostas centrais do projeto OppAttune – Countering Oppositional Political Extremism through Attuned Dialogue: Track, Attune, Limit. A investigadora colaboradora do CEIS20 Joana Ricarte é a coordenadora do projeto em Portugal.

Como se tem vindo a observar, há, a nível global, um crescimento do discurso de ódio e de práticas extremistas que se assumem como uma ameaça às instituições democráticas, como os recentes acontecimentos em Brasília. É, por isso, necessário perceber a origem desses processos violentos e extremistas e promover um diálogo político e social não violento.

Saiba mais sobre este projeto na notícia a ele dedicada na página Notícias UC.