50 Anos de Abril com a Exposição “Ditadura, Revolução, Democracia”

22 abril
© P50A25

Em finais de 2022, o CEIS20 foi convidado pelo Coordenador do Plano Intermunicipal das Artes, António Cerdeira, para coordenar cientificamente uma exposição de carácter itinerante que percorresse, a partir de 2023/2024, as diversas escolas agrupadas e não agrupadas de Coimbra e da CIM-Coimbra. O repto foi rapidamente aceite e a equipa de trabalho constituída: António Rafael Amaro, João Paulo Avelãs Nunes, Julião Soares Sousa, Olga Solovova, Sérgio Neto e eu mesma. Depois das reuniões preparatórias com a equipa de Design da ESEC, constituída pelos professores Sílvia Espada e Pedro Maia, e, à época, as estudantes Carolina Remígio e Madalena Rodrigues, começaram os trabalhos que conduziram à produção dos 11 painéis que integram a Exposição “Ditadura, Revolução, Democracia”.

À medida que nos aproximamos do dia da comemoração oficial dos 50 anos do 25 de Abril, esta equipa de trabalho regozija-se com o trabalho desenvolvido: desde setembro de 2023 que a exposição já percorreu cerca de uma centena de espaços – escolas, bibliotecas, instituições do ensino superior, museus, câmaras municipais, associações cívicas, recreativas e culturais – de norte a sul do país. Trata-se de um projeto de disseminação do CEIS20 com vasto alcance nacional, tendo a DGEste feito recomendação da exposição e do seu repositório a todas as escolas do país, públicas e privadas, do ensino regular ao ensino profissional. A equipa responsável pela sua conceção não poderia, neste momento, estar mais satisfeita com os resultados alcançados: estimular os mais jovens a uma participação ativa na vida democrática; afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente; materializar a memória do 25 de Abril; contribuir para uma experiência comemorativa que veiculasse os princípios e os valores subjacentes ao Programa do MFA, nomeadamente, os 3D, a Paz, a Liberdade e o Progresso.

21 de abril de 2024, Clara Isabel Serrano

Clara Isabel Serrano é Investigadora Integrada e Vogal da Coordenação Cientifica do CEIS20.