Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Agrárias – Pesquisa e inovação nas ciências que alimentam o mundo

Carlos Faísca assina o capítulo "Desafios de uma paisagem cultural mediterrânica [...]"
14 outubro, 2022

O capítulo "Desafios de uma paisagem cultural mediterrânica: o montado, o tirador de cortiça e a transmissão do saber-fazer tradicional" do livro Agrárias – Pesquisa e inovação nas ciências que alimentam o mundo é assinado pelo investigador Carlos Manuel Faísca, em coautoria com Sónia Bombico.

Resumo do capítulo
Este trabalho aborda o montado enquanto paisagem cultural. Apresenta-se uma leitura diacrónica da relação entre o Homem e o montado de sobro, fazendo referência às principais fontes históricas disponíveis. Aborda-se a importância do sector corticeiro em Portugal, e faz-se referência aos problemas relacionados com a formação e a carência de conhecimento científico na área da subericultura. Focam-se os conceitos de património cultural imaterial e de conhecimento ecológico tradicional, aplicados ao estudo do montado. Apresentam-se os resultados de um questionário aplicado a tiradores de cortiça, entre as comunidades rurais do sul de Portugal, em que se abordam as condições laborais, a continuidade da transmissão do saber-fazer tradicional e o declínio do montado. Por fim, perspetivam-se linhas de trabalho futuro.  

Aceda ao livro na íntegra.