Ciclo de Conferências Confiança e Medos na Europa Contemporânea – “Asilo na UE: desafios e agendas de investigação em perspetiva”

23 de novembro | 11h - 13h | Sala de Seminários, CEIS20
20 novembro, 2023
© Reuters

Equacionar o futuro da Europa num mundo incerto e de difícil antecipação é um exercício complexo, ainda que necessário. Para isso, mas também para melhor conhecer as populações, as políticas e outras dinâmicas contemporâneas do continente europeu, é necessário um diálogo permanente e aberto entre áreas científicas, linguagens e perspetivas que, sendo diferentes, se apresentam como complementares.

É neste propósito que se insere o Ciclo “Confiança e Medos na Europa Contemporânea”, que versam um tema específico em cada edição. A presente, que tem como tema “Asilo na UE: desafios e agendas de investigação em perspetiva”, junta estudantes nacionais e internacionais de pós-graduação de várias áreas disciplinares, que se debruçam sobre a problemática do asilo na União Europeia, com o objetivo de fazer uma retrospetiva analítica da produção científica e perspetivar objetivos e desafios para o futuro da investigação nesta área.

A entrada é livre.

Programa

• Da proteção temporária ao Estatuto do/a Refugiado/a: a ‘aporia dos direitos humanos’, no Sistema Europeu Comum de Asilo
Emellin Oliveira, Doutoranda – Nova School of Law, CEDIS, Nova Refugee Legal Clinic.

• ¿Asilo para quién? Barreras a la protección internacional en la Unión Europea
Sara Carrasco Granger, Doutoranda e Research Fellow – Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales, Universidad Rey Juan Carlos; Research Intern na FLUC.

• O papel da Frontex na securitização das fronteiras europeias
Vitória Totti Salgado, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais 'San Tiago Dantas' (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), Research Fellow, Escola de RI - Fundação Getulio Vargas

• Europeização da Política de Asilo através de externalização?
Natacha Rodrigues, Mestranda - Estudos Europeus, FLUC

Moderação: João Luís Fernandes (FLUC/CEIS20)

Orientação Científica: Dina Sebastião (FLUC/CEIS20), Vanda Amaro Dias (FLUC/CES)

Organização: CEIS20 – Grupo Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização
CES – Centro de Estudos Sociais da UC
Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, Faculdade de Letras, UC.