Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

António Amorim no Ciclo de Palestras do DEC

24 de abril | 10h | Sala de Seminários, CEIS20
17 abril, 2023
© FCUP

António Amorim, Professor, Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, especialista em biologia, com um grande enfoque na genética forense, é o próximo convidado para os Eixos do Conhecimento Interdisciplinar – Ciclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC), com a comunicação intitulada “Genética Forense – muito mais do que uma aplicação, uma disciplinadora de investigação".

A sessão será ministrada em português e será igualmente transmitida através da plataforma Zoom e do canal do Youtube do CEIS20.


Genética Forense – muito mais do que uma aplicação, uma disciplinadora de investigação

Resumo
Descreve-se sumariamente a aventura (na perspetiva) pessoal de navegação científica, em que uma aplicação se torna campo de investigação próprio, interagindo com processo de interrogação e descoberta. Apresentam-se exemplos (mutações "escondidas" e classes de parentesco) desta interação em que a criação de objetos de ciência pura é provocada por problemas práticos da genética forense.

Biografia
António Amorim é Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde se licenciou (1974) e doutorou (1983) em Biologia. Lidera há vários anos o Grupo de Genética Populacional e Evolução no IPATIMUP/I3S, sendo um dos nomes mais conceituados e dos autores mais citados internacionalmente nas áreas da genética de populações e genética forense, tendo sido distinguido com vários prémios nacionais e internacionais. Foi coordenador do programa doutoral GABBA (2004, 2015-2022), do Doutoramento em Biologia (2008-2012), e do Mestrado em Genética Forense na Universidade do Porto. Foi membro da direção editorial das revistas Forensic Science International (2004-2007), Investigative Genetics (2015-2016), Open Forensic Sciences Journal (2009-2010), e Frontiers in Genetics (2011-2020). Presidiu à Sociedade Portuguesa de Genética Humana (2004), ao Spanish and Portuguese Working Group of the International Society of Forensic Genetics (GHEP-ISFG), e foi membro da direção do IPATIMUP (1998-2010).