António Amorim no Ciclo de Palestras do DEC
António Amorim, Professor, Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, especialista em biologia, com um grande enfoque na genética forense, é o próximo convidado para os Eixos do Conhecimento Interdisciplinar – Ciclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC), com a comunicação intitulada “Genética Forense – muito mais do que uma aplicação, uma disciplinadora de investigação".
A sessão será ministrada em português e será igualmente transmitida através da plataforma Zoom e do canal do Youtube do CEIS20.
Genética Forense – muito mais do que uma aplicação, uma disciplinadora de investigação
Resumo
Descreve-se sumariamente a aventura (na perspetiva) pessoal de navegação científica, em que uma aplicação se torna campo de investigação próprio, interagindo com processo de interrogação e descoberta. Apresentam-se exemplos (mutações "escondidas" e classes de parentesco) desta interação em que a criação de objetos de ciência pura é provocada por problemas práticos da genética forense.
Biografia
António Amorim é Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde se licenciou (1974) e doutorou (1983) em Biologia. Lidera há vários anos o Grupo de Genética Populacional e Evolução no IPATIMUP/I3S, sendo um dos nomes mais conceituados e dos autores mais citados internacionalmente nas áreas da genética de populações e genética forense, tendo sido distinguido com vários prémios nacionais e internacionais. Foi coordenador do programa doutoral GABBA (2004, 2015-2022), do Doutoramento em Biologia (2008-2012), e do Mestrado em Genética Forense na Universidade do Porto. Foi membro da direção editorial das revistas Forensic Science International (2004-2007), Investigative Genetics (2015-2016), Open Forensic Sciences Journal (2009-2010), e Frontiers in Genetics (2011-2020). Presidiu à Sociedade Portuguesa de Genética Humana (2004), ao Spanish and Portuguese Working Group of the International Society of Forensic Genetics (GHEP-ISFG), e foi membro da direção do IPATIMUP (1998-2010).