Investigadora do CEIS20 recebe prémio ENCATC para Melhor Artigo de Investigação

European network on cultural management and policy
2 novembro, 2023

Vânia Rodrigues, investigadora integrada do CEIS20 (Grupo 4 – Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais), foi a vencedora do Prémio de Investigação ENCATC.

O artigo de investigação vencedor foi selecionado com base nos seguintes critérios: relevância da área temática para o ENCATC, qualidade da investigação e da metodologia, originalidade do tópico de investigação, caráter inovador do desenho da investigação, relevância e inspiração para o campo da cultura e para os decisores políticos, e qualidade da redação. O trabalho de investigação selecionado como vencedor, intitulado "Greening our future: cultural policy and the ecological imperative" explora práticas sustentáveis inovadoras para o sector cultural e criativo.

Em reconhecimento da importante contribuição de Vânia Rodrigues para o avanço do debate sobre a sustentabilidade, este trabalho será também publicado no European Journal of Cultural Management and Policy.

O artigo foi produzido no quadro do projeto GREENARTS – Performing Arts in Transition, financiado pela FCT (2022.01609.PTDC / DOI https://doi.org/10.54499/2022.01609.PTDC).

O ENCATC é a rede europeia de gestão e política cultural. Fundada em 1992, é uma organização independente que reúne mais de 100 instituições de ensino superior e organizações culturais em mais de 40 países. Representa, defende e promove a gestão cultural e a formação em política cultural, profissionaliza o sector cultural para o tornar sustentável e cria uma plataforma de discussão e partilha a nível europeu e internacional. Durante mais de 30 anos, a organização desenvolveu uma vasta oferta de atividades, publicações, projetos, esquemas de mobilidade, entre outras iniciativas em benefício do sector. Em 2022, o ENCATC celebrou o seu 30.º aniversário. A ocasião assinalou três décadas de desenvolvimento, representação, defesa e promoção da excelência na gestão e política culturais através de uma rede internacional. O ENCATC é também uma ONG em parceria oficial com a UNESCO.

A Universidade de Coimbra é membro do ENCATC desde 2023.