Ciclo de Palestras DEC – Ivan Filipe Fernandes

25 de setembro | 14h30 | Sala de Seminários, CEIS20
21 setembro, 2023

O Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC) retoma o seu Ciclo de Palestras neste novo ano letivo. O convidado é Ivan Fernandes, Professor e Coordenador do Programa de Doutoramento em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (Brasil), que apresentará a comunicação intitulada "Democracia e Desigualdade" na Sala de Seminários do CEIS20, no dia 25 pelas 14h30 (entrada livre).
Ivan estará ainda presente noutras iniciativas que terão lugar em vários espaços da FLUC e da FEUC entre os dias 26 e 28 de setembro (consulte o programa completo em seguida).

Resumo
A palestra tratará de assunto tão importante quanto controverso: os efeitos de sistemas políticos democráticos sobre a distribuição mais equânime da renda nas sociedades contemporâneas. Há muito essa discussão vem preocupando pensadores e analistas. O trabalho dialoga com a rica literatura produzida por economistas e cientistas sociais desde o século XIX sobre o tema desigualdade. A partir de grandes bases de dados sobre economia política comparada, a pesquisa mostra que os efeitos da democracia sobre a desigualdade não são os mesmos em toda parte, mas dependem do contexto socioeconômico no qual a desigualdade de renda é produzida. A heterogeneidade dos efeitos dos sistemas democráticos sobre a distribuição de renda é a principal conclusão empírica do estudo. Sugere-se uma explicação de corte político. É preciso que existam partidos que tenham interesse em brandir a bandeira eleitoral de mais igualdade e um grande número de eleitores, cuja situação objetiva, os faça demandar políticas redistributivas. Somente nas sociedades mais desiguais tanto os partidos políticos têm interesse em ofertar políticas mais redistributivas, quanto tende a surgir demanda por redistribuição por parte de uma maioria de eleitores. Desta forma, não obstante as mazelas contemporâneas, a democracia ainda seria um colchão protetor para minimizar grandes situações de inequidade.

Biografia
Ivan Filipe Fernandes é Professor e Coordenador do Programa de Doutoramento em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC, Brasil. É também coordenador do Observatório de Política Externa na Imprensa do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) junto com a Prof. Maria Hermínia Tavares de Almeida. Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2014). Foi pesquisador visitante na Universidade de Illinois em Urbana Champaign (2012). Sua pesquisa se concentra em temas como a política burocrática, accountability, políticas públicas na pandemia, opinião pública em política externa e a relação entre democracia, desenvolvimento e desigualdade social. Sua pesquisa foi publicada em revistas como Economic Letters, International Political Science Review, Latin American Research Review, Plos One, Development in Practice e Foreign Policy Analysis, entre outras.