Colóquio "Dois Séculos da Revolução de 1820: Liberalismo, anti-liberalismo e pós-liberalismo"

20 a 23 de abril, FLUC e FEUC
4 dezembro, 2019
Cartaz do Colóquio

O ano de 2020 assinala a marca temporal de dois séculos sobre a Revolução Liberal de 1820 - tempo suficiente para que dinâmicas de liberalismo, anti-liberalismo e pós-liberalismo se alternassem enquanto paradigma dominante.

O Colóquio Internacional "Dois Séculos da Revolução de 1820: Liberalismo, anti-liberalismo e pós-liberalismo" promove, por isso, uma abordagem interdisciplinar que compara diferentes épocas e diferentes zonas geográficas. A Europa do Sul, com destaque para Portugal, Espanha e Itália, e a América Latina, ganhando o Brasil um especial relevo, são os principais marcos geográficos a serem revisitados pela iniciativa.

O colóquio do próximo mês de abril resulta de uma parceria entre as Faculdades de Letras e de Economia da Universidade de Coimbra, o CEIS20 e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Embora alguns nomes permaneçam ainda por confirmar, o encontro ambiciona trazer a Coimbra investigadores de universidades europeias, africanas e americanas.

Chamadas abertas

Data limite para a submissão de propostas: 15 de janeiro de 2020.

Áreas temáticas:

• Sistema político e administrativo;
  • Estruturas e relações sociais;
  • Pensamento económico e atividade económica;
  • Correntes e fenómenos culturais;
  • Relações internacionais.
Línguas de trabalho: português, castelhano, italiano e inglês.

Características: Título, resumo (até 4000 caracteres com espaços), 5 palavras-chave, nome do(s) autor(es), nota biográfica (até 500 caracteres com espaços), enquadramento institucional e email.

As propostas de comunicação devem ser submetidas por e-mail para inscricoes.ceis20@gmail.com.