Doutoramento em Estudos Contemporâneos acreditado pela A3ES

19 dezembro, 2022
© Cláudia Morais

O Programa Doutoral em Estudos Contemporâneos do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20, no âmbito do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, foi acreditado sem condições pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior por um período de seis anos, com efetividade desde o dia 31 de julho de 2019.

A Comissão de Avaliação Externa da A3ES refere que “O Programa Doutoral em Estudos Contemporâneos proposto pela Universidade de Coimbra é de inquestionável pertinência e relevância no quadro da oferta formativa da UC e da região, a que acresce o diálogo com outras instituições de ensino superior e dinâmicas de investigação nacionais e internacionais. Dispõe de condições institucionais e de um enquadramento académico e científico adequados, devendo destacar-se o contexto proporcionado no quadro e a partir do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC.”

Foram introduzidas algumas mudanças ao Plano de Estudos do doutoramento, nomeadamente a alteração da área científica secundária principal do ciclo de estudos, que passou a ser a área transversal de Humanidades; a introdução de uma nova unidade curricular em ”Metodologias de Investigação e Interdisciplinaridade em Artes, Humanidades e Ciências Sociais”; o aprofundamento de domínios científicos com a criação das unidade curriculares “Educação na Sociedade Contemporânea” e “Comunicação, Media e Transformações Sociais”; e por último, uma racionalização e melhor monitorização da unidade curricular “Seminário de Acompanhamento e Desenvolvimento Científico”.

Esta acreditação culmina um processo de avaliação iniciado em 2019, tendo a visita da Comissão de Avaliação Externa da A3ES ocorrido em junho de 2021, e o processo sido fechado em outubro último.

Para mais informações sobre o curso poderá consultar a página do Doutoramento em Estudos Contemporâneos do CEIS20.