Eixos do Conhecimento Interdisciplinar

Ciclo de Palestras do Doutoramento em Estudos Contemporâneos (DEC)
26 janeiro, 2023

As iniciativas científicas de carácter interdisciplinar promovidas pelo Centro de Estudos Interdisciplinares e integradas na missão científica do Doutoramento em Estudos Contemporâneos são agora agregadas numa tipologia de eventos a que chamamos Eixos do Conhecimento Interdisciplinar. Nesse âmbito, destacamos um ciclo de palestras que trará ao CEIS20 um conjunto de académicos de renome internacional ao longo deste segundo semestre letivo. Este ciclo pretende colocar em debate questões prementes que convoquem a integração do conhecimento na abordagem a problemas complexos.

Os convidados previstos para o Ciclo incluem:

24 de janeiro, 15h – Alain Musset | École de Hautes Études en Sciences Sociales, "Migrar, transitar ou habitar? O corpo, o tempo e a prova nos territórios da espera".

14 de fevereiro, 14h30 – Guilherme Carréra | Universidade Federal do Rio de Janeiro, "A estética da ruína no cinema brasileiro contemporâneo".

28 de fevereiro, 16h, Anfiteatro VI, FLUC – Jean-Michel Guieu | Université de Paris-1 Panthéon-Sorbonne, “The rebirth of the European Idea. From World War II to the foundation of the Council of Europe”

21 de março, 14h30 – Olalla Lopez Costas | Universidade de Santiago de Compustela

28 de março, 14h30  Richard Cohn | Yale University

11 de abril – Milena Dragisevic Sesic | University of Arts Belgrade