Seminário "A União Europeia: mutações internas e relações externas"

22 de novembro, Université Mohamed V (Marrocos)
6 novembro, 2019
A UE e Marrocos

O Seminário "A União Europeia: mutações internas e relações externas" ruma ao Norte de África, no próximo dia 22 de novembro, carregando na bagagem tópicos de discussão como as transformações enfrentadas pelo velho continente, pela União Europeia (UE) e pelos seus Estados membros. O debate alarga-se, ainda, à política internacional da UE e, em particular, às suas relações com Marrocos.

O diretor do Centre d'Études et de Recherches en Sciences Sociales, Abdallah Saaf, a coordenadora científica do grupo de investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do CEIS20-UC, Isabel Maria Freitas Valente, e Álvaro Vasconcelos, investigador do CEIS20-UC, vão ser recebidos pela audiência da Faculté des Sciences Juridiques, Économiques et Sociales da Université Mohamed V, em Marrocos.

Do programa do seminário fazem parte três vetores estruturantes:

• A União em 2019: um novo Parlamento, nova Comissão e Presidência do Conselho, no contexto da gestão do Brexit;
  • A crise das democracias europeias, emergência do populismo identitário e as relações euro-mediterrâneas;
  • A Europa de 2019 vista de Marrocos: um parceiro em mutação.