Workshop Arqueobotânica

18 maio, 2022
Workshop Arqueobotânica
© IGAEDIS

Introdução à Arqueobotânica: práticas de campo e laboratório

Formação teórica e prática em Arqueobotânica, aproveitando escavações arqueológicas em curso em Idanha-a-Velha no Projeto IGAEDIS. Incidirá sobre as diferentes etapas e métodos do estudo de madeiras (antracologia), frutos e sementes (carpologia) recuperados em meios terrestres, desde a recolha e processamento de amostras sedimentares em escavação, análise laboratorial e interpretação dos dados à luz do seu contexto de recolha (estratigráfico e histórico).

Durante este workshop, os formandos serão introduzidos aos principais tipos de vestígios vegetais recuperados nos sítios arqueológicos de meio seco em Portugal e terão contacto com os equipamentos e técnicas necessárias para o seu estudo. De igual modo, apreenderão os conceitos e pressupostos teóricos essenciais à interpretação dos conjuntos arqueobotânicos, tendo a oportunidade de discutir diferentes casos de estudo. Após este workshop espera-se que os formandos consigam estabelecer uma estratégia de amostragem e implementá-la em contexto de escavação, processar sedimentos por flutuação manual e com recurso a uma máquina de flutuação e acondicionar amostras de forma adequada.

Esta formação resulta de uma colaboração entre o Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), da Universidade do Porto e decorre no âmbito dos projetos IGAEDIS (PTDC/HAR-ARQ/6273/2020), e B-ROMAN (PTDC/HAR-ARQ/4909/2020)

Formadores João Tereso, Filipe Vaz, Luís Seabra
Duração Dois dias (12 horas)
Datas 9 e 10 de Julho 2022
Público Estudantes universitários e investigadores [estudantes inscritos na escavação + 5 inscrições abertas ao exterior]
Local Idanha-a-Velha
Inscrições Enviar CV para ines.gomes@uc.pt
Organização Projeto d'IGAEDIS, CEIS20

An Introduction to Archaeobotany: field and laboratory practices

This workshop will provide basic theoretical and practical training in Archaeobotany, taking advantage of ongoing archaeological excavations in Idanha-a-Velha in the IGAEDIS Project. It will focus on the different stages and methods of studying wood (anthracology), fruits and seeds (carpology) recovered in dry environments, from the collection and processing of sedimentary samples in excavation, to the laboratory analysis and interpretation of data in the light of the context (stratigraphic and historical) where they were collected.

During this workshop, trainees will be introduced to the main types of plant remains recovered in dry archaeological sites in Portugal and will have contact with the equipment and techniques necessary for their study. They will also learn the concepts and theoretical framework essential to the interpretation of archaeobotanical assemblages, having the opportunity to discuss different case studies. After this workshop it is expected that the trainees will be able to establish a sampling strategy and implement it in the context of excavation, process sediments by manual flotation and with a flotation machine and accommodate samples properly.

This workshop is the result of a collaboration between the Center for Interdisciplinary Studies (CEIS20), of the University of Coimbra and the Research Center in Biodiversity and Genetic Resources (CIBIO), of the University of Porto and takes place within the scope of projects IGAEDIS (PTDC/HAR-ARQ/6273/2020) and B-ROMAN (PTDC/HAR-ARQ/4909/2020).

Instructors João Tereso, Filipe Vaz, Luís Seabra
Duration Two days (12 hours)
Dates 9th and 10th July 2022
Audience University students and researchers [students enrolled in the excavation + 5 external enrolments]