25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário

CEIS20 coorganiza esta iniciativa juntamente com o PNA
14 abril, 2023

No âmbito da iniciativa 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário, promovida pela Comissão Consultiva Concelhia do Plano Nacional das Artes (PNA), o Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) assume a coordenação científica deste projeto, encontrando-se a preparar diversas iniciativas, as quais serão lançadas ainda durante o mês de abril de 2023.

Assim, em primeiro lugar, o Centro está a preparar uma Exposição – e respetivo catálogo – com caráter itinerante, que percorrerá, a partir do ano letivo de 2023/2024, as diversas escolas agrupadas e não agrupadas da região de Coimbra.

O Centro encontra-se, também, a preparar o programa de extensão “CEIS20 Fora de Portas”, dirigido predominantemente a escolas e contextos educativos formais e não formais, que visará, numa primeira fase, divulgar o trabalho desenvolvido pelos investigadores do CEIS20 em torno desta iniciativa. Posteriormente, este esforço estender-se-á a outras temáticas, com vista a fomentar e estimular debates críticos em torno dos principais desafios colocados pela Contemporaneidade.

No âmbito das “Conversas na Comunidade”, o Centro junta-se a associações cívicas, recreativas e culturais, para promover conversas informais sobre temas relacionados com o 25 de Abril, a saber: as memórias da guerra, a emigração, a vida quotidiana, a escola e o trabalho, o papel dos militares e das mulheres, as primeiras eleições livres, as manifestações e os comícios, etc. Estas conversas contarão com a moderação e as intervenções de investigadores do Centro.

Esta rubrica tem já duas atividades programadas para os dias 20 e 27 de abril. Saiba mais.

Consulte o website dedicado ao 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário, onde se dá conta de todos os desenvolvimentos e onde estarão todas as novidades.