Atribuição, pela FPCEUC, do Doutoramento Honoris Causa ao Professor Doutor José Maria Peiró Silla, da Universidade de Valencia, Espanha

12 de abril na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos)

José Maria Peiró Silla é, desde 1981, Professor Catedrático de Psicologia das Organizações da Universidade de Valência; fundou o “Instituto de Investigación en Psicología de los Recursos Humanos, Desarrollo Organizacional y Calidad de Vida Laboral” (IDOCAL), do qual foi diretor, de 2009 a 2018. Foi Decano da Faculdade de Psicologia (1993-1999) e Diretor do “Observatorio de Inserción Profesional y Asesoramiento Laboral” (OPAL, 2003-2009) na Universidade de Valência. O seu curriculum conta com mais de 200 publicações em revistas científicas e cerca de 30 livros e monografias. É detentor de três Doutoramentos Honoris Causa: Universidade de Maastricht (Países Baixos), Universidade de Elche (Espanha) e Universidade Metodista de São Paulo (Brasil). Foi, ainda, através do Projeto Leonardo Da Vinci, o primeiro, a elaborar o Diploma Europeo en Psicologia (2001-2003). Posteriormente, na Task Force da “European Federation of Psychologists’ Associations” (EFPA), concretizou a atribuição do Certificado EuroPsy, tendo sido membro do “European Award Committee” para a sua concessão (2009-2015).

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o Padrinho de José Maria Peiró Silla foi Joaquim Armando Gomes Ferreira, Professor Catedrático da FPCEUC, ficando os elogios a cargo das professoras da FPCEUC, Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais, Professora Associada (elogio do Doutorando) e Teresa Manuela Marques dos Santos Dias Rebelo, Professora Auxiliar (elogio do Padrinho).