PROJETO MIND THE MOM NO PROGRAMA MINDTECH DO ACADÉMICA START UC

16 junho, 2021
PROJETO MIND THE MOM

O projeto de investigação Mind The Mom: uma intervenção online para a saúde mental perinatal em tempos de pandemia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na iniciativa RESEARCH4COVID19, foi o objeto do divulgado no episódio 4 do programa MindTech, inserido na iniciativa Académica Start UC.

Esta iniciativa do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Serviço de Obstetrícia do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução Neonatologia  e com o Serviço de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tem como principal objetivo desenvolver e testar a eficácia preliminar de uma intervenção psicológica breve, sob a forma da aplicação móvel Mind the Mom, com informação, exercícios e estratégias terapêuticas cognitivo-comportamentais com evidência na promoção da saúde mental da grávida, adaptadas ao contexto da pandemia e a outras situações de risco similares.

Neste programa, investigadoras da equipa falam dos objetivos do projeto e das atividades desenvolvidas até ao momento, mostrando alguns detalhes do funcionamento da aplicação Mind the Mom.

A equipa de investigadoras do CINEICC e do CHUC, coordenada por Anabela Araújo Pedrosa, encontra-se na fase final de recolha de dados, tendo iniciado a análise dos mesmos; o estudo conta até agora com 260 participantes de todo o país.

Mais informações sobre o projeto e a equipa podem ser encontradas no site https://mindthemom.pt