Conferência “Recursos económicos, dignidade humana e cidadania”

8 de novembro 14h30 - Doutor José António Correia Pereirinha
8 novembro, 2022

15h30: Debate | Moderação: Doutora Cristina Pinto Albuquerque

José António Correia Pereirinha
Licenciado em Economia, Doutorado em Estudos de Desenvolvimento (PhD in Development studies, ISS, Universidade de Roterdão, Países Baixos) e com Agregação em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. É Professor Catedrático (aposentado) de Economia (Economia Pública e do Bem-Estar) no ISEG, Universidade de Lisboa. É actualmente investigador integrado no Gabinete de História Económica e Social (GHES-CSG/ISEG, Universidade de Lisboa). Ensinou Teoria Económica, Macroeconomia do Crescimento, Política Social e Estudos de Desenvolvimento. Os seus principais interesses de investigação incluem a economia da desigualdade, da pobreza e da exclusão social, necessidades humanas e orçamentos de referência, economia do Estado Social e análise das políticas sociais. Publicou vários livros e capítulos de livros sobre estes temas, e também tem publicado em revistas académicas como South European Society & Politics, European Policy Analysis, Journal of Iberian and Latin American Economic History, Review of Socio-Economics, Journal of Income Distribution, Journal of Social Policy, Social Policy & Administration, Global Social Policy. Os mais recentes projetos de investigação da FCT que coordenou foram sobre a História do Estado-Providência de Portugal e sobre a Pobreza Absoluta/Rendimento Adequado em Portugal. Tem sido orientador de teses de doutoramento nas áreas científicas em que investiga. Foi coordenador do Mestrado em Economia e Política Social e, mais recentemente, do programa de Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento (PhD in Development Studies) desde a sua criação até ao ano letivo 2016/17. Foi Presidente do Departamento de Economia, Presidente do Conselho Científico e Vice-Presidente do ISEG, Universidade de Lisboa.